ELEIÇÕES 2016
Ao fim da eleição municipal, a Justiça Eleitoral recebeu no Bico do Papagaio 228 registros de irregularidades pelo aplicativo Pardal, tendo Araguatins com o maior número de denúncias. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.
Qualquer cidadão podia fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia foi feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovasse indícios de crime. O material era encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.
Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares.
Segundo o TSE, Araguatins foi o município biquense com o maior número de denúncias. Em relação ao estado, Araguatins foi a terceira colocada.
Total de Denúncias por Município:
ARAGUATINS: 53 Denúncias
PRAIA NORTE: 36 Denúncias
TOCANTINÓPOLIS: 22 Denúncias
AUGUSTINÓPOLIS: 21 Denúncias
BURITI DO TOCANTINS: 16 Denúncias
ANANÁS: 15 Denúncias
MAURILÂNDIA DO TOCANTINS: 14 Denúncias
SAMPAIO: 11 Denúncias
PALMEIRAS DO TOCANTINS: 06 Denúncias
SÍTIO NOVO DO TOCANTINS: 06 Denúncias
RIACHINHO: 05 Denúncias
AGUIARNÓPOLIS: 04 Denúncias
CARRASCO BONITO: 04 Denúncias
ESPERANTINA: 04 Denúncias
AXIXÁ DO TOCANTINS: 03 Denúncias
NAZARÉ: 03 Denúncias
ITAGUATINS: 02 Denúncias
SÃO SEBASTIÃO DO TOCANTINS: 02 Denúncias
ANGICO: 01 Denúncia