LUTO
Morreu na manhã desta segunda-feira (08), em Goiânia (GO), o ex-deputado e tabelião de cartório na cidade de Araguatins, Luiz Tolentino, 81 anos.
Segundo a família, seu Luiz Tolentino estava internado em um hospital particular de Goiânia, para fazer duas cirurgias. Fez a primeira, mas precisava se recuperar para fazer a segunda cirurgia. Mas não reagiu muito bem, a pressão baixou, e voltaram para a UTI, e sem ter melhoras, foi entubado, chegando à óbito por volta das 10h de hoje.
Luiz Tolentino foi vereador em Araguatins no ano de 1969, candidatou-se a prefeito em 1976 e 1982, mas não conseguiu o cargo. Disputou uma vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com um expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também como relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou os gabinetes, construiu anexo, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Assembleia para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006.
Tabelião nascido em Jacundá (PA), no dia 4 de agosto de 1940, Luiz Tolentino foi criado em Araguatins. Foi professor de Matemática e de Educação Física, supervisor censitário do IBGE, onde prestou o concurso para agente de coleta. Depois passou no concurso para o Cartório de 2º Ofício de Araguatins. Começou a se envolver na vida política enquanto secretário da Prefeitura de Araguatins, ofício que exerceu por dez anos.
Notas de Pesar
Nota de Pesar - Governador em exercício, Wanderlei Barbosa
Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 8.
Luiz Tolentino cresceu em Araguatins onde foi vereador, além de professor de Matemática, de Educação Física, e tabelião. Eleito deputado Estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins; na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição.
Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual em 1991, quando buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexo e iniciou o processo de capacitação dos servidores. Luís Tolentino deixa um legado de homem público comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins.
Neste momento de despedida, clamo a Deus que envie o consolo aos corações dos familiares e dos amigos. A todos, os meus sinceros sentimentos.
Nota de Pesar - Deputado Estadual Jair Farias
Meus sinceros sentimentos à família e amigos do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, que faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 8, em Goiânia, aos 81 anos, após passar uma cirurgia.
Professor de Matemática e Tabelião do Cartório de Araguatins, no Bico do Papagaio, Luiz Tolentino, foi vereador do município e exerceu dois mandatos como deputado estadual, chegando a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato em 1991.
Sua gestão foi marcada por grandes conquistas como a elaboração do Regimento Interno da Casa, construção da sede definitiva e capacitação dos servidores. Seu legado de trabalho e dedicação é reconhecido por todos que conhecem sua trajetória política.
Neste momento de luto, rogo a Deus que conceda consolo aos que sofrem com essa irreparável perda.
Nota de Pesar - Deputado Federal Vicentinho Júnior
Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado estadual, Luiz Tolentino. Amigo de nossa família, seu Luiz fez um brilhante trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins. Com sua trajetória de serviços prestados à população tocantinense, nos deixa um legado de trabalho e zelo com a coisa pública.
Neste momento de muita reflexão, em nome do amigo Roger Tolentino, solidarizo-me com toda a família e os amigos que sofrem está irreparável perda. Em oração, pedimos ao Pai Celestial que lhe dê o merecido descanso.
Meu fraterno abraço,
Nota de Pesar - Ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira
“É com grande pesar que recebo a notícia do falecimento de Luiz Tolentino, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e importante líder político da região do Bico do Papagaio. Homem honrado que escreveu uma história de luta por nosso Estado. Meus sinceros sentimentos a familiares e amigos. Que Deus console a todos neste momento de perda”.
Nota de Pesar - Deputado Estadual Jorge Frederico
Recebi com tristeza a notícia sobre a morte do ex Deputado Estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Tolentino, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8.
Tolentino era um tocantinense arrojado no trabalho político, e escreveu na história, momentos importantes para o Estado, além de sua carreira como professor, exemplo para muitos que conviveram.
À família e amigos deste nobre nome do Tocantins, meus sentimentos.
Nota de Pesar - Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, e demais parlamentares lamentam a morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Luiz Tolentino, ocorrida nesta segunda-feira, dia 8, aos 81 anos. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia.
O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.
Tolentino foi um dos mais atuantes deputados do Estado, cujo imenso legado de solidariedade e atuação parlamentar marcou o desenvolvimento do Estado do Tocantins. Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos. Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.
Perfil
Tabelião nascido em Jacundá (PA), Luiz Tolentino foi criado em Araguatins. Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura daquela cidade, ofício que exerceu por dez anos. Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários
municípios do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes,
construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador
Leomar Quintanilha nas eleições de 2006.
Nota de Pesar - Sebrae Tocantins
É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, na manhã de segunda-feira (8), vítima de complicações de um procedimento cirúrgico, em um hospital de Goiânia. Natural de Jacundá (PA), o ex-parlamentar cresceu em Araguatins (TO), onde começou sua carreira como vereador, até assumir a cadeira da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, em 1991. Sua figura pública deixa um legado na política, com exemplos deixados ao povo tocantinense nas mais diversas esferas da sociedade. A presidência do CDE e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.
Nota de Pesar – Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e vice-prefeito, Gleydson Nato
É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do deputado estadual constituinte, Luiz Tolentino, de 81 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 08, em Goiânia.
Luiz Tolentino cresceu em Araguatins onde foi vereador. Foi deputado estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins; na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato em 1991.
Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda.