UNITINS
A oficina “Brincadeiras e jogos na Educação Infantil” teve o objetivo de discutir o uso do lúdico e das brincadeiras no ensino das crianças.
A X Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro. A semana faz parte do calendário de eventos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e contempla acadêmicos, professores, técnico-administrativos e visitantes da região do Bico do Papagaio.
Na tarde de quinta-feira, 24, foi promovida a oficina “Brincadeiras e jogos na Educação Infantil”, ministrada pela professora mestre Amanda Ribeiro. A ação teve o objetivo de discutir o uso do lúdico e das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças. Durante a atividade, os participantes foram incentivados a praticar os jogos e entender de que maneira eles podem influenciar na formação dos alunos.
“Nós fizemos, a princípio, uma discussão em torno de alguns elementos como a questão da ludicidade, do corporal e a própria aprendizagem, de como esses elementos precisam estar articulados com a elaboração de jogos e brincadeiras para os alunos na perspectiva do ensino. A ação foi bem proveitosa para os acadêmicos e alguns convidados, futuramente eles podem aproveitar essa troca de experiências e replicar essas ações no campo profissional”, explicou a professora Amanda.
O momento trouxe resultados positivos aos estudantes. “A importância da atividade desenvolvida na oficina está principalmente ligada ao uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem que pode contribuir para a educação da criança e para saber algumas das necessidades que ela pode ter quando não participa das brincadeiras. É uma forma significativa de partir do ponto de interesse da criança no qual ela vai sentir mais prazer de participar, promover o protagonismo, a criatividade e a imaginação. As ações da X Semana Acadêmica de Pedagogia contribuem na nossa formação, pois nós já teremos essa realidade para aplicar na prática quando estivermos atuando no mercado de trabalho e auxiliar os alunos a progredir no ensino igualmente”, afirmou o acadêmico do 4º período do curso de Pedagogia Cristian de Sousa.
Esse ano o evento tem como tema “Pedagogias contra-hegemônicas e práxis confluentes: coletividades, identidades e múltiplas resistências”, é uma iniciativa da coordenação do curso, com o apoio da Reitoria da Unitins, direção do câmpus, do Núcleo Docente Estruturante (NDE), corpo docente e dos estudantes. A semana conta com oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, momentos culturais e está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).