Facebook
30/03/2016 - 09h39m

ARAGUATINS: Oficinas capacitam extensionistas a operacionalizar Programa de Aquisição de Alimentos

Redação

Para nivelar as informações e capacitar os técnicos extensionistas a operacionalizar o Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) na modalidade Compra Direta Local, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu oficinas para técnicos dos 25 municípios que compõem a regional do Ruraltins em Araguatins.

Segundo o diretor de Empreendedorismo Rural, Adenieux Rosa Santana, ao todo 161 técnicos foram treinados e estão preparados para executar as ações do Programa no Estado. “As oficinas aconteceram durante uma semana e na oportunidade iniciamos também o planejamento para 2017, orientando os extensionistas sobre os critérios e as metodologias que serão utilizadas para identificar e selecionar os beneficiários, tudo isso no intuito de racionalizar e otimizar a aplicação dos recursos e assim beneficiar o maior número de pessoas”, acrescentou o diretor.

De acordo com a gerente Regional do Ruraltins em Araguatins, Cristina Castro, as oficinas contribuíram para alinhar as informações sobre as mudanças e novas exigências do PAA. “Foi um momento também de avaliação em que destacamos os pontos positivos e negativos na execução do ano anterior, para que, a partir de agora, passamos planejar as ações da melhor forma possível e alcançar as metas estabelecidas”, disse a gerente.

Ainda de acordo com Cristina Castro, em Araguatins, 27 técnicos, dos 25 municípios que compõem a regional, participaram da capacitação. “Os técnicos já iniciaram em seus municípios reuniões com produtores e instituições beneficentes. Nesses encontros são apresentados o programa, as regras e exigências de cada uma das partes envolvidas”, finalizou a gerente.

Beneficiários

Em 2016, o Programa de Aquisição de Alimentos investirá cerca de R$ 14 milhões na compra de produtos, beneficiando 6.250 agricultores familiares em todo Tocantins.

Um desses agricultores é Sebastião Ribeiro, morador da zona rural de Palmas, que comercializa banana e feijão para o PAA. Participante do programa há mais de cinco anos, ele garante que a renda extra contribui bastante nas despesas de casa. “Tenho um financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e se não fosse, esse dinheiro, não teria como pagar”, disse satisfeito o produtor.

Várias entidades recebem os produtos adquiridos e mais de 200 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional são atendidas.

Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do programa Fome Zero, do governo federal, e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, além de promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

SISPAA

O Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) é uma plataforma da internet através da qual toda a gestão do programa será realizada. Por meio desta plataforma, é possível inserir os dados necessários para a operacionalização do Programa. Este sistema evitará o trânsito de papel entre os municípios e a União, possibilitando maior agilidade e transparência na execução do programa e reduzindo a burocracia.

Os produtores interessados em obter mais informações sobre o Compra Direta, basta procurar um dos escritórios do Ruraltins do seu respectivo município.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS