SAÚDE
Susposta ameaça ocorreu após questionamento sobre falta de transporte adequado para tratamento em Imperatriz-MA.
Após suposta ameaça do Secretário Municipal de Saúde, Ruy Matos, paciente que faz hemodiálise em Imperatriz registrou boletim de ocorrência no último final de semana em Araguatins. “Eu vou te dar um tiro, eu vou te pegar em outro lugar, se eu te ver sozinho vou acertar contigo”. Fala do Secretário segundo Boletim de Ocorrência.
Entenda o caso
O paciente Odemir Araújo que faz tratamento de hemodiálise há mais de cinco anos em Imperatriz MA, relatou ao Bico 24 Horas, que existe uma rotatividade de carros pra levar os pacientes, ora van, ora carro pequeno, e que no último sábado, quando chegou na Secretaria para embarcar para realização de mais uma sessão de hemodiálise, que dessa vez iriam em um carro pequeno, e outro paciente ao questionar porque não iriam na Van, o Encarregado dos Transportes respondeu que a mesma estaria quebrada e iria para a manutenção pois atenderia uma outra demanda, fazendo traslado de pacientes para uma outra cidade logo na segunda-feira.
Foi quando Odemir questionou já que está faltando carros, cadê a aquisição da emenda do deputado Wiston Gomes, específica para um veículo para esta finalidade.
Odemir relata que presente no local, o Secretário de Saúde logo esboçou insatisfação com a pergunta, que de imediato disse em tom de ameaça que responderia se não estivesse gravando. "nervoso ele veio pra cima de mim, colocando o dedo na minha cara, só não me bateu porque os outros pacientes e o encarregado dos transportes não deixou”. Finalizou Odemir.
Este incidente levanta sérias questões sobre transparência no uso de recursos públicos e segurança dos pacientes em tratamento na região. Aguarda-se agora uma investigação completa para esclarecer os fatos e garantir que medidas apropriadas sejam tomadas para assegurar a segurança dos envolvidos e a integridade do uso de verbas públicas destinadas à saúde.