GARANTIA
Palestra no IFTO de Araguatins destaca importância de manejo para garantir bons índices de produção leite.
Fornecer informações técnicas qualificadas a fim de aumentar a produtividade no cultivo de leite em fazendas da região do Bico do Papagaio foi o objetivo de uma palestra que aconteceu no dia, 14 de março, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins. Com o tema "Pastejo Rotacionado Intensificado", a palestra integra o projeto Balde Cheio no Tocantins, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Durante a palestra, o médico veterinário Júnior Colombo e o supervisor Cláudio França Barbosa, responsáveis pelo projeto no Tocantins e no Pará, abordaram a realidade da pecuária brasileira, com enfoque nos pequenos produtores de leite. Eles destacaram a importância da realização de projetos que visem a intensificação de pastagens em áreas pequenas para que os produtores possam aprender a manejar o capim, controlando a entrada e saída dos animais no pasto - tarefa muito difícil na opinião dos palestrantes.
Para que as informações fossem partilhadas com diversos públicos que atuam tanto na formação quanto na prática, participaram do evento servidores e estudantes dos cursos ligados à área do IFTO de Araguatins. Eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre implantação e manejo de pastagens, adubação e, sobretudo, rebanho leiteiro durante visita ao projeto de bovinocultura leiteira do campus. Na oportunidade, também foram expostas as bezerras, novilhas e vacas leiteiras, além das matrizes de corte nelore da unidade.
Para o responsável técnico do Projeto Balde Cheio no Campus Araguatins e organizador do evento, Márcio Santana, a atividade foi muito produtiva. "Pudemos demostrar aos participantes a importância da aplicação de tecnologias para o melhoramento das pastagens, tendo em vista que a alimentação é a ferramenta principal para alcançar bons índices zootécnicos e econômicos em uma propriedade".
Para professora Poliana Mendes, que ministra as disciplinas de Produção de Ruminantes e Nutrição Animal , esse tipo de evento aproxima o estudante da prática profissional através do compartilhamento de experiências. "O técnico responsável pela palestra trabalha em campo há mais de 20 anos e trouxe relatos de atividades vivenciadas em campo junto a produtores e outros técnicos. Para nossos estudantes, esse tipo de relato já mostra o que encontraram no desenvolvimento de sua profissão".