O fato aconteceu na manhã desta sexta-feira, 4, no centro da cidade. O Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da 4ª Companhia Independente da PolÃcia Militar (CIPM) se encontrava realizando um patrulhamento e ao abordar o veÃculo Renault Duster, placa OLJ 4694 de Palmas-TO com quatro ocupantes, encontrou o revólver calibre 38 com uma munição intacta debaixo do banco do motorista.
No momento da abordagem o veÃculo de propriedade de um dos ocupantes, Bismarque R. de Sousa Miranda, historiador de 45 anos, estava sendo conduzido por Hugo Leonardo Ferreira Nobre, servidor público de 37 anos. Felipe Carvalho Vitorino, estudante de 27 anos e Raimundo Nonato Silva Oliveira de 37 anos, também estavam no veÃculo.
Ainda de acordo com o GPT, no momento da abordagem Bismarque afirmou ser o dono da arma. Os quatro abordados foram encaminhados a Delegacia de PolÃcia Civil, já na cadeia pública, a versão foi mudada e Felipe Carvalho declarou ser o dono do revólver. Todos foram entregues ao Delegado de plantão para os procedimentos cabÃveis.