Cerca de 43 participantes, incluindo policiais militares, juiz de direito e agentes civis, receberam na tarde deste sábado, 18, o certificado de participação e habilitação como “usuário†do Método Giraldi - Curso de Tiro Prático na Defesa da Vida promovido pela PolÃcia Militar do Tocantins.
O curso com carga horária de 30 horas foi ministrado pelo supervisor e instrutor, coronel da PMTO Messias Lopes C. Júnior e dividida em 02 etapas. A primeira do dia 13 à 15 e a segunda, de 16 à 18, das 07h30min à s 12h15min e das 14h00min à s 18h30min. O curso foi organizado pelo comando da 4ª Companhia Independente da PolÃcia Militar (CIPM), na pessoa do major Sherlock LuÃs de Mesquita.
De acordo com o major Sherlock, o curso destinou-se a capacitação e atualização do policial militar no que se refere ao uso prático dos armamentos, fornecendo as informações técnicas e táticas necessárias para o exercÃcio profissional, visando sempre a defesa da sua própria integridade e a preservação do maior bem jurÃdico, a vida.
O Método Giraldi foi adotado pelo Ministério da Justiça, pela Cruz Vermelha, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), pela maioria das PolÃcias estaduais brasileiras e de outras nações.
As instruções teóricas aconteceram no auditório do quartel da 4ª CIPM e as práticas na área do complexo industrial Farmacon. Os participantes tiveram instruções de tiro com Pistola PT.100 e Submetralhadora (SMT), ambas de marca Taurus e Cal. 40 e Revólver Cal. 38. A confraternização e entrega dos certificados aconteceu no clube dos quarenta sócios, povoado transaraguaia.