O encontro vai contar com a participação dos gestores municipais e profissionais da equipe de saúde prisional dos municÃpios de Araguacema, Augustinópolis, Babaçulândia, Cariri do Tocantins, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Lajeado, Miracema, Miranorte, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Xambioá. Só os gestores municipais e profissionais da equipe de saúde prisional de Araguatins que não irão participar, por falta do pagamento das diárias dos gestores.
Além desses, também vão participar as apoiadoras do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Com o tema “Avanços e Desafios da PolÃtica de Saúde Prisional no Tocantinsâ€, acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, a partir das 9h, no auditório do Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o III Encontro de Saúde Prisional. O evento é promovido pela Sesau, por meio da área técnica de Saúde Prisional, em parceria com a Secretaria de Defesa e Proteção Social.
De acordo com a técnica de Saúde Prisional da Sesau, Ionete Sampaio, o evento visa apoiar as equipes habilitadas na PolÃtica Nacional de Saúde Prisional, de forma a produzir orientações para o processo de trabalho, propiciar o cuidado integral e humanizado com equidade e qualidade a população privada de liberdade.
No encontro também serão apresentadas recomendações sobre a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) no sistema prisional, explica Alexandre Araripe, técnico da Gerência Estadual de Doenças Sexualmente TransmissÃveis. "A proposta é repassar as recomendações divulgadas pelo Ministério da Justiça, que vão ao encontro do trabalho de prevenção à s DST/Aids e hepatites virais, bem como, aos direitos da população LGBT, evitando possÃveis situações de violência e aumento da vulnerabilidade", informou.
Só no Tocantins, atualmente são mais de 3 mil pessoas privadas de liberdade e 12 equipes de Atenção Básica Prisional habilitadas conforme a PolÃtica Nacional de Atenção Integral a Saúde no Sistema Prisional (PNAISP).
Confira a programação:
26/11
09h – 10h Acolhimento e abertura do Encontro
10h - 10h30 Panorama da Saúde Prisional no Tocantins
10h30 – 10h45 Intervalo
10h45 – 12h PNAISP: Desafios atuais da PolÃtica de Saúde Prisional- Consultoras do MS
12h – 14h Intervalo para Almoço
14h -15h30 Recurso da PNAISP: Nota Técnica que orienta a utilização de Recurso Financeiro para Serviços de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional- Consultoras do MS
15h30 -15h45 Intervalo
15h45 -16h15 Recomendações sobre a população LGBT em situação de privação de liberdade.
16h15-17h30 Roda de Conversa: Conquistas e desafios da PNAISP nos municÃpios habilitados na polÃtica de saúde prisional (Questionários encaminhados aos municÃpios).
27/11
08h – 10h30 O e-SUS: Orientações para Equipes de Atenção Básica Prisional - Consultoras do MS
10h30 – 10h45 Intervalo
10h45 -12h Continuação do e-SUS
12h – 14h Intervalo para Almoço
14h – 16h Elaboração do Plano de Ação
16h40 – 17h Considerações finais e encerramento