O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, liderou uma reunião com supervisor e chefe de escritório local da regional de Araguatins.
O encontro reuniu vários profissionais e teve como objetivo discutir metas e pontos prioritários visando fortalecer e valorizar os serviços de assistência técnica e extensão rural, em todo Tocantins.
De acordo com Pedro Dias, na reunião foi possÃvel manter um diálogo franco e aberto com os servidores sobre todas as demandas do órgão, ouvindo sugestões, discutindo e avaliando as atividades desenvolvidas em cada localidade, além de detectar os gargalos enfrentados pelos profissionais da extensão rural no cumprimento de suas tarefas diárias.
“Sei que são muitos os desafios a serem superados, pois a falta de investimentos na extensão rural, nos últimos anos, prejudicou o órgão. Mas, atualmente 385 profissionais atuam na extensão rural e todos desempenham um papel importante. É justamente em cima desse patrimônio que vamos agir, dando condições de trabalho e avançando nas ações. O encontro foi promissor no sentido de buscar essa qualidade técnica, tendo como foco uma gestão direcionada para resultados efetivos que aumentem o nosso orçamento e promovam o desenvolvimento sustentável do agricultor familiarâ€, avaliou o presidente.
Durante a reunião foi abordadas também questões relacionadas a área administrativa, crédito rural, monitoramento das ações de Assistência Técnica Rural (Ater), que a partir de agora serão gerenciadas por meio de um sistema informatizado, chamado de Rurater, e repassadas ainda orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Participantes
Além do presidente do Ruraltins, Pedro Dias, participaram dos encontros o diretor de empreendedorismo rural, Adeniuex Rosa Santana, a diretora de administração e finanças Jaciones Oliveira, a gerente de credito rural, Ana Luiza Rodrigues, o gerente de monitoramento das ações Gilberto Marques e os auxiliares Fábio Oliveira e Alexsandro Pereira.
Ruraltins
Atualmente o Ruraltins presta assistência técnica para mais de 10 mil agricultores familiares. Segundo o presidente do órgão, a meta é aumentar esse Ãndice e alcançar mais de 21 mil atendimentos, nos 139 municÃpios do Estado, gerando mais qualidade de vida ao homem do campo.