Facebook
16/02/2023 - 20h15m

MESTRADO

ARAGUATINS: Primeira egressa de Pedagogia da Unitins conquista título de mestre

A nova mestre descobriu o amor pela pesquisa durante a graduação e contou com o apoio da Unitins para desenvolver as aptidões necessárias para o ingresso no mestrado.

Egressa é a primeira do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins a alcançar o título de mestre (Foto: Davino Lima)

Ir a Fortaleza reencontrar familiares e curtir o litoral foi o que moveu, inicialmente, a então acadêmica do 4º período de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins, Layse Shuellen de Sousa Almeida Oliveira, a se inscrever no Congresso Nacional de Educação, em outubro de 2019. Essa história, porém, tomou um rumo completamente diferente quando a estudante se apaixonou pela pesquisa e trilhou o caminho, dentro da Universidade, que lhe levou a ser a primeira egressa de Pedagogia do Câmpus a conquistar o título de mestre, alcançado na sexta-feira,10. 

Não foi fácil, nem um pouco fácil”, conta a nova mestre em Ensino, que enviou um ofício ao reitor da Unitins solicitando apoio para participar de seu primeiro evento acadêmico. “Eu não tinha dinheiro para ir. Então, meu orientador, que era professor da Unitins à época, Eraldo Pereira Madeiro, me deu a ideia de solicitar algum auxílio diretamente à Reitoria. Na época eu cheguei a falar diretamente com o reitor, que disse: ‘vamos dar um jeito’. Foi assim que começou minha história com a pesquisa”, relembra.

Layse não começou o curso de Pedagogia com muita paixão. Para ela, pensar em atuar diretamente na sala de aula era algo que lhe tirava a paz. “Eu entrei no curso de Pedagogia em um momento delicado da minha vida. Eu tinha uma filha pequena e era dona de casa, mas não era isso que eu queria. Pedagogia, então, foi a oportunidade que consegui conciliar com a minha realidade na época. No início eu tinha muitas dúvidas e não acreditava que iria prosperar na profissão”, conta.

Contudo, quando soube do Congresso Nacional de Educação, Layse teve um insight. O evento, em 2019, foi sediado em Fortaleza, cidade onde a pesquisadora possui familiares. Seria uma oportunidade de revê-los e de viajar. Para fomentar o desejo, ela se dirigiu ao seu professor de Avaliação da Aprendizagem, doutor Eraldo Pereira Madeiro, com o pedido de que ele a orientasse na produção de um artigo. Essa parceria deu muito certo e o professor segue acompanhando seus passos na carreira acadêmica. 

A Layse foi a primeira estudante que me procurou em busca de auxílio na pesquisa quando eu ingressei como docente da Unitins, ainda em 2019. Juntos nós produzimos artigos, realizamos publicações e eu a incentivei na busca de um programa de Mestrado. Então, para mim, hoje foi um dia de grande emoção, pois eu acompanhei de perto cada passo dela e recebi uma linda homenagem logo no início da sua defesa”, contou o professor.

Mestrado

Layse, com a ajuda de seu mentor, logo após a conclusão da graduação em Pedagogia, foi em busca de um programa de pós-graduação. Após algumas submissões de projetos, a pesquisadora foi aprovada no Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, da Universidade Federal do Pampa - Câmpus Bagé. O início da formação ocorreu durante a pandemia, em 2021, e por isso as aulas não eram presenciais. Com o fim do isolamento, em 2022, Layse precisou se mudar para a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, onde passou quase um ano longe, cerca de 3.700 km, de casa, dos amigos, da família e da até filha. 

Com a conclusão do mestrado, ela afirma que todo o esforço valeu a pena e diz enfaticamente que sua vocação é a pesquisa sobre o ensino e a Pedagogia. Completamente contrária à ideia inicial que ela tinha sobre o curso, Layse descobriu que a Pedagogia tem muitos horizontes e que pode ser exercida não apenas dentro da sala de aula. 

Sua pesquisa teve como título: “Identidade Docente: narrativas de pedagogas mestres em exercício na educação básica”. Para o trabalho ela entrevistou egressas do programa de pós-graduação que participou, com o objetivo compreender o papel e o impacto do mestrado na vida dessas pedagogas. “Eu busquei na minha pesquisa essa identificação. Trabalhei com mulheres que fizeram também o mestrado e que atuam no ensino. Esse recorte me deu um sentimento de proximidade e fez com que eu me envolvesse completamente com a pesquisa”, contou Layse.

A mais nova mestre em Ensino é uma fonte de inspiração para os demais acadêmicos, como aponta a coordenadora do curso, Aquenubia Gonçalves. “Layse Shuellen saiu da Unitins entendendo a importância do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Acreditou no seu potencial, foi corajosa e não mediu esforços para aprimorar seus conhecimentos. O corpo docente do curso de Pedagogia da Unitins é extremamente qualificado e com certeza contribuiu para que ela pudesse chegar onde chegou. E hoje ela é um exemplo para os acadêmicos do Câmpus”, contou.

O diretor do Câmpus Araguatins, Sergio Mendes de Anchieta Marinho, parabenizou a pesquisadora pelo título conquistado. “É com grande alegria que recebemos a notícia da nossa primeira egressa do curso de Pedagogia a concluir o mestrado. Desejamos os nossos sinceros votos de felicidade e realização em sua jornada acadêmica. Parabéns Layse Shuellen pelo empenho e dedicação. Seu esforço e perseverança serão agora recompensados com as oportunidades que se apresentarão”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS