SILVANIS BORGES
Silvanis Borges realizará pesquisa na Universidade do Porto sobre a representação das vivências sexuais na terceira idade e seu impacto no bem-estar dos idoso.
A professora Silvanis Dos Reis Borges Pereira, pertencente ao corpo docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins, foi aprovada no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela Capes Edital Nº 44/2022. Silvanis é atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) pela Educanorte e conquistou a bolsa na Universidade do Porto, em Portugal.
Visando fomentar o intercâmbio científico e a qualificação de docentes no Brasil, a bolsa terá uma duração de dez meses com início programado para novembro de 2023 e término em agosto de 2024. Durante esse período, Silvanis terá a oportunidade de realizar estágio e cursar disciplinas de doutoramento em sexualidade humana, sob a orientação da professora Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Porto (FPCEUP).
"Representatividade da sexualidade, felicidade e sentido da vida do idoso" é o tema da tese da professora, com o objetivo principal de compreender como os idosos do Programa UMA - Universidade da Maturidade do Tocantins representam suas vivências sexuais na maturidade e como essa representação se relaciona diretamente com o bem-estar e a satisfação com a vida.
Silvanis acredita que a realização dessa pesquisa e a experiência adquirida em parceria com pesquisadores portugueses da Universidade do Porto trarão uma contribuição significativa para o avanço de seu campo de estudo. "Essa oportunidade irá contribuir para pesquisas futuras tanto no Brasil quanto em Portugal. Ao longo do processo de pesquisa irei publicar em periódicos renomados, visando beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a população em geral, afinal, todos estamos envelhecendo", ressaltou a doutoranda.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves, parabenizou a professora Silvanis pela aprovação em seu doutorado sanduíche em Portugal e ressaltou a relevância da formação continuada para os educadores.
Segundo Aquenubia, a formação constante dos professores é essencial para manter a educação alinhada às rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho. "Esta formação incentiva a atualização constante de conhecimentos, técnicas e adaptações às necessidades dos alunos. Parabenizo a professora Silvanis pela aprovação no doutorado sanduíche em Portugal. Este é um marco em seu desenvolvimento profissional e um exemplo inspirador para os educadores. Sua experiência internacional certamente enriquecerá sua perspectiva educacional e trará contribuições valiosas para o campo. Desejo-lhe todo o sucesso nesta nova fase de sua carreira", afirmou Aquenubia.