IFTO
Com a intenção de divulgar a importância da matemática e suas interações com a produção animal e a biodiversidade e estimular jovens a ingressarem no ensino superior, será desenvolvido o projeto: “Popularizando a interação da matemática com a Ciência Animal na Amazônia”, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No Campus Araguatins do IFTO, as ações do projeto terão início na terça-feira, 31, das 8 h às 17 h, com uma programação alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades previstas na programação serão abertas ao público em geral, e contam com: apresentações de vídeos, visitações às Estações do Conhecimento, que consistirão em unidades de demonstração de algumas ações de estudo e pesquisa realizadas, atualmente, pela unidade de ensino.
A segunda atividade do projeto será o Dia da Ciência na Praça, que ocorrerá no dia 1º de novembro, a partir das 17 h30, no Cais da cidade de Araguatins. Na ocasião, será apresentado um teatro sobre doenças vetoriais e zoonoses e realizada demostração de algumas ações de estudo e pesquisa realizadas atualmente no Campus Araguatins do IFTO e também na UFT- Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) de Araguaína.
Para uma das executoras do projeto em Araguatins, professora Poliana Mendes Avelino de Carvalho, há necessidade de se divulgar a ciência e a tecnologia para jovens com a intenção de resgatar os potenciais pesquisadores. Além disso, busca-se dar base para que os atuais alunos do ensino fundamental e médio se preparem para compor, num futuro não tão distante, o quadro de pesquisadores do Estado do Tocantins.