EXTENSÃO
Iniciativa ofereceu nova perspectiva através da alfabetização, dois participantes retornaram à escola.
Transformação social são as palavras-chave para o projeto de extensão do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)/Câmpus Araguatins “Leitura e escrita por meio da EJA- educação de jovens e adultos” ofertado para pessoas acima de 15 anos aprenderem a ler e escrever. Um encontro do grupo foi realizado na última quinta-feira, 30, com alguns dos alunos participantes para a entrega simbólica dos certificados de conclusão do projeto, que foi coordenado pela professora Francisca Feitosa e com atuação da acadêmica bolsista do 4º período de Pedagogia Maria Aparecida.
Os atendimentos aos participantes eram realizados de maneira domiciliar, considerando a realidade da maioria,composta por trabalhadores e pais de família. Dividido em três etapas, o programa personalizou as atividades de acordo com a situação social de cada participante, oferecendo o ensino básico da leitura e escrita.
No encontro, os participantes compartilharam suas experiências, destacando como as ações promovidas pelo projeto impactaram positivamente em suas vidas. Onze pessoas foram atendidas ao longo de um ano, e as atividades incluíram desde a escrita do próprio nome até a leitura de pequenos textos e transcrição, visando efetivamente a transformação social.
Ao término do projeto, dois participantes decidiram retornar à escola, entre eles Corina Dias, uma idosa de 62 anos, cuja inspiração surgiu diretamente da experiência do projeto de extensão. "Foi pelo projeto que eu aprendi a ler e escrever. A decisão de voltar para a escola foi por causa do projeto. Estou gostando muito de estudar, agradeço pela oportunidade e vou continuar, não vou desistir", revela Corina.
Maria Aparecida, acadêmica do 4º período de Pedagogia, destaca a metodologia utilizada, inspirada no educador Paulo Freire, que incentiva o ensino e aprendizado por meio de palavras geradoras presentes no cotidiano. "Utilizamos essa metodologia com todos os alunos, percebendo que facilitava a aprendizagem deles. Foi muito gratificante desenvolver esse projeto, porque percebemos uma real transformação, não só nos participantes, mas também em mim, conseguindo colocar em prática tudo que aprendo na Universidade."
A professora Francisca Feitosa ressalta a contribuição significativa do projeto para a sociedade, cumprindo o propósito da "extensão" universitária de desenvolver ações para a comunidade e ressalta, "o sucesso se deu muito ao esforço da acadêmica bolsista, que entregou um ótimo resultado. Ficamos muito felizes em fazer a diferença na vida de todos os participantes em tão curto período", destaca a docente.
Durante o encontro, o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, parabenizou a realização do projeto de extensão e enfatizou sua importância. "Quando você aprende a ler e escrever, você tem mais autonomia, pode usar o celular, ligar para alguém, fazer outras coisas rotineiras. Isso transforma a vida de alguém. Estou muito feliz que vocês não desistiram e confiaram na Unitins para ajudar nesse processo", ressalta Mendes, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na vida dos participantes.