Em breve os professores da escola Paroquial São Vicente Ferrer, do municÃpio de Araguatins, terão a oportunidade de se familiarizar com o sistema operacional Linux.
Isso será possÃvel graças a uma parceria firmada na última quinta-feira, 8, com o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), durante uma reunião realizada na referida escola, para implantação do projeto de extensão “NTICs na Educação: Capacitação de Professores para utilização do Linux educacional na rede pública de ensinoâ€.
A capacitação oferecida pelo projeto tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, que contribuirão para a execução das atividades realizadas pelos docentes. Além disso, o projeto auxiliará no uso adequado dos laboratórios disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), evitando a ociosidade dos recursos tecnológicos existentes na escola.
Para o coordenador do projeto, Adeilson Marques, a iniciativa pretende atingir, de forma direta e indireta, toda a comunidade escolar daquela instituição, por meio da disseminação de conhecimentos entre professores e alunos, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.
A capacitação terá inÃcio em novembro deste ano, na modalidade semipresencial. A escola ofertará o laboratório para os encontros presenciais e o Campus Araguatins disponibilizará os instrutores e o ambiente virtual de aprendizagem - Moodle para apoio ao curso.
Presentes
Participaram da reunião a diretora da escola São Vicente Ferrer, Geiza Tavares, os professores do Campus Araguatins, Adeilson Marques e Moisés Laurence e os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Cristiano Veloso e Bruna Meneses. (Kelinne Oliveira)