DIVULGAÇÃO DO CURSO
A iniciativa destaca as conquistas e atividades dos acadêmicos e docentes, visando ampliar a divulgação do curso para toda a região do Bico do Papagaio.
Na segunda-feira, 1º, aconteceu o lançamento da primeira edição do Jornal do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins. O evento ocorreu no pátio do prédio e reuniu toda a comunidade acadêmica. A iniciativa é parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) ciclo 2023/2024, com a participação da bolsista e acadêmica do 5º período do curso de Letras Maria Francilene Souza, e da professora doutora e orientadora, Tania Machado.
O projeto "Letras Unitins: venha conhecer, venha cursar!" visa promover o reconhecimento do curso de Letras da Unitins e conquistar novos acadêmicos, destacando o ensino de qualidade e gratuito da universidade.
O evento, que contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia, docentes e técnicos administrativos iniciou com a fala do coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges, que parabenizou a iniciativa. Em seguida, a professora e orientadora do jornal, Tania Machado, falou sobre os processos para execução do projeto. A noite continuou com a leitura do poema "Vida" escrito pela docente Kathiane Carvalho e declamado pela professora Rosana Quadros. A bolsista pibiex Maria Francilene também declamou seu poema "Solta", ambos presentes na edição do jornal.
A primeira edição do jornal consiste em quatro páginas, que abordam as diversas atividades do curso, como a conclusão da reforma e modernização do novo prédio do Câmpus Araguatins, a participação dos acadêmicos em congressos, a realização de eventos como o Sarau Literário 2023, projetos de pesquisa em andamento e espaço para poemas de egressos e docentes.
Para a acadêmica do 5º período de Letras Eliana Melo, o jornal representa um espaço importante de colaboração. "Este projeto exemplifica a colaboração, a criatividade e a dedicação que permeiam nossa comunidade acadêmica, demonstra um compromisso excepcional com a produção de conteúdo de qualidade, que não apenas informa, mas também inspira e envolve nossa comunidade universitária. Estou ansiosa para ver o impacto contínuo que este jornal terá em nossa faculdade e além" compartilhou a discente.
A acadêmica Maria Francilene compartilha sua empolgação com o lançamento: "Foi maravilhoso o lançamento dessa primeira edição do Jornalzinho de Letras, onde colocamos pautas do que nós, acadêmicos, estamos fazendo ao longo do curso, que não é só na questão da teórica, mas também na questão da prática, para ter essa visibilidade do que fazemos ao longo do tempo e o que podemos, as portas que o curso de Letras abrem para a gente".
A professora doutora Tania Machada explica a origem da ideia. "A ideia surgiu com o interesse e a necessidade de divulgar o curso de Letras da Unitins para toda a região do Bico do papagaio, além de dar visibilidade às ações e experiências exitosas de seus docentes, acadêmicos e egressos". As edições serão bimestrais, como destaca a docente, "edições que serão divulgadas por toda a comunidade acadêmica, pelas redes sociais e, presencialmente, nas escolas de Ensino Médio da região. Momento em que se almeja contar com a presença e, mais uma vez, com a colaboração de docentes, acadêmicos e egressos do curso de Letras da Unitins para que estes possam compartilhar suas vivências e oportunidades que surgiram, seja durante a graduação ou a partir dela".
O coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges, enfatiza a importância do projeto. "Gostaria de parabenizar a professora Tania e a acadêmica Maria Francilene pela iniciativa deste projeto, esta é mais uma ferramenta que colabora com o compartilhamento das nossas atividades, projetos e conquistas do curso de Letras, estou certo de que ele será uma ferramenta valiosa para atrair novos estudantes, além de contribuir para a visibilidade e prestígio do nosso curso dentro e fora da universidade. E, ficamos extremamente felizes pela recepção da comunidade acadêmica no Câmpus Araguatins no lançamento da primeira edição", afirma.
O jornal está disponível para leitura em formato PDF, acesse a 1ª edição aqui.