ECONOMIA SOLIDÃRIA
Na manhã desta sexta-feira, 20, a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral visitou as instalações do futuro Ponto de Apoio do projeto de Economia Solidária (Ecosol Territorial), em Araguatins. O local é resultado de uma parceria com a Prefeitura local que cedeu o espaço para os empreendedores do Ecosol da região.
Concomitante à visita, os empreendedores receberam os equipamentos de escritório, como computador, impressora, mesas, cadeiras, ar condicionado, estruturas para montar barracas nas feiras e os armários. Esta etapa representa 90% de conclusão do Economia Solidária, faltando apenas reuniões para retirar dúvidas que ainda possam existir por parte dos participantes, e finalmente a comercialização dos produtos, conforme antecipou a gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Mara Noleto.
“Agora que recebemos o material, poremos em prática o que foi falado nas capacitações que estamos realizando desde maio. Acredito que ao ver essa estrutura aqui, os empreendedores ficarão ainda mais animados”, disse Natanael Oliveira da Cunha, agente solidário, de Esperantina.
O agente de Araguatins, Manoel Alves de Oliveira disse que essa etapa fortalecerá o empreendimento de fato, pois até o momento, o trabalho das ações do Ecosol consistia em mobilizar, cadastrar e até mesmo incentivar a articulação de pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de serviço, mas de forma desarticulada.
“Fizemos um processo de cadastramento. Conseguimos identificar cerca de oito cooperativas, uma delas é a colônias de pecadores que têm mais de 800 associados. O desafio que temos agora é trazer esses associados, e fazer com que entendam como irá funcionar o Ecosol”, pontuou.
A Secretária Patrícia do Amaral disse que a Setas está com um cronograma de entrega desses equipamentos. Na região do Bico do Papagaio, além de Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Sampaio e São Miguel do Tocantins também receberão ou já receberam os equipamentos.
“Esse é um passo muito importante para centenas de famílias, que terão no projeto do Ecosol uma fonte para a geração de emprego e renda. Pontencializar a autonomia financeira dos cidadãos é uma das políticas do Governo do Estado”, disse a secretária, acrescentando que os investimentos do Ecosol em 17 cidades foram de quase R$1mihão de reais.