O governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), está realizando a Operação Férias Seguras que tem a finalidade de garantir a qualidade dos serviços prestados aos passageiros pelas empresas de transporte rodoviário intermunicipal, no que tange a legalidade e padronização das atividades conforme a legislação. A operação iniciou no último dia 7 e vai durar todo o mês de julho.
Conforme a diretora Operacional da ATR, Aline Ishizawa, a operação acontecerá nos municÃpios de Palmas, AraguaÃna, Gurupi, ParaÃso, Porto Nacional, Araguatins e GuaraÃ. “Nós estamos realizado essa operação nas regionais e está acontecendo nos horários das 16 à s 22 horas, nos finais de semanas, sendo feita nas rodoviárias e saÃdas das cidadesâ€, explicou.
Segundo Aline, a execução da operação é para coibir o transporte clandestino, e para isso os fiscais estão verificando se os veÃculos estão cadastrados na ATR, se há excesso de passageiros, se está regular com a documentação obrigatória e se estão com a tarifa unificada. A operação tem também como objetivo apurar denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral do Estado através do telefone 162.
A diretora ainda destaca a importância dos usuários escolherem viajar somente em veÃculos cadastrados pela ATR. “Os veÃculos autorizados pela agência usam adesivos de identificação e proporcionam mais segurança ao usuário, pois tem laudo de inspeção técnica veicular, seguro de passageiros e é vistoriado pelos fiscais da agênciaâ€, destacou.