Atendida solicitação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi discutida, na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, CientÃfica e Tecnológica (Conif) ocorrida nos dias 7, 8 e 9 de abril, a inclusão de Técnicos Administrativos em Educação na concorrência de bolsas de pesquisa e extensão, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior - Ifes.
O reitor do IFTO, Francisco Nairton, apresentou a pauta na reunião com o intuito de provocar discussão entre os membros e deliberar a favor dos técnicos administrativos que desejam contribuir com as atividades de pesquisa e extensão das instituições da rede federal.
A posição da gestão do IFTO quanto à matéria em pauta fundamenta-se no trabalho realizado pelos técnicos administrativos do IFTO, visto que muitos deles contribuem com o progresso institucional e social, por meio de pesquisas e projetos de extensão. Após a discussão, definiu-se que o reitor do IFTO ficará responsável por elaborar uma minuta de ofÃcio com a proposta de alteração da lei, para que o Conselho encaminhe-a ao Ministério da Educação (MEC).