Araguatins, uma cidade turÃstica conhecida Tocantins à fora, pelas belas praias que surgem no perÃodo de estiagem, e atrai turistas de todo o Brasil que buscam lazer, turismo, descanso e calmaria, fomentando a economia da cidade. Mas adverso a isso, Araguatins hoje enfrenta uma amarga realidade que distancia este cenário e se aproxima de uma realidade de total descaso e falta de respeito e zelo pela população.
Quem visita Araguatins, tem como recepcionistas animais soltos, que pastam tranquilamente pelas ruas sem nenhuma limitação. Os buracos nas ruas, já não são mais novidades na paisagem dos condutores que transitam pela cidade. Os trechos danificados estão quase por todas as ruas e provoca medo e insegurança em quem por elas passam.
Os Garis que fazem a coleta do lixo público trabalham de forma totalmente inapropriada, sem o EPI (Equipamento de Proteção Individual), ficando totalmente expostos ao sol, e propensos à contraÃrem doenças além do risco de um eventual acidente de trabalho, pois os mesmos trabalham sem máscaras e roupas apropriadas, o caminhão utilizado para a coleta do lixo é aberto, inadequado e em estado precário, por onde passa exala o mau cheiro colocando em risco a saúde da população e dos garis.
No Hospital Municipal, corredor lotado, gente morrendo à mÃngua, como foi o caso do Sr. Raimundo Alves que chegou com fortes dores de cabeça e não foi socorrido por falta de médico, gente tomando soro em macas, além das faltas; ora de médico, ora de material, a situação está tão caótica que está na mira do Ministério Público. Além do mais o desleixo é tão grande que tem até paciente preenchendo ficha enquanto atendente usa o wathsapp.
E por fim, todos os meses a prefeitura atrasa o salário dos servidores, e vai pagando fragmentado o salário de alguns. Tem prioridade àqueles que tem algum tipo de amizade com o prefeito.