UNITINS
Evento virtual reuniu acadêmicos de vários períodos curso de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins, e contou com a presença de palestrante internacional.
A pandemia trouxe inúmeros desafios para educadores e para a Educação. Pensando nesse assunto, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins participaram da roda de conversa sobre “Educação Infantil em Tempo de Pandemia: Desafios e Perspectivas”, realizada pela professora mestre Maria Ovídia Muniz Portilho. O evento integra os conteúdos teóricos e práticos da disciplina de Fundamentos e Organização da Educação Infantil.
A roda de conversa aconteceu no último dia 17 de setembro pela plataforma Google Meet. A programação contou com a participação do palestrante internacional Vital Didonet, especialista em Educação Infantil e Políticas para primeira infância, que parabenizou a Universidade pela iniciativa que, segundo ele, é necessário que as universidades promovam momentos como esse para ampliar o universo do conhecimento, principalmente nos cursos de Pedagogia que também atuam nessa modalidade de ensino.
Estiveram presentes acadêmicos do 4º e 6º e 8º períodos do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins. Para o acadêmico Wescley Melo, do 4° período, “a discussão proporcionada pela roda de conversa on-line mostrou os dois lados da educação em tempos de pandemia. Nos mostrou os lados positivos e negativos e o quanto foi desafiador para docentes e discentes se adequarem sobre um novo parâmetro e modelo de Educação, e nos fez refletir que não devemos ficar estagnados em um único modelo de ensino, pois apesar de todo o conflito que foi gerado, a tecnologia foi um grande elo com a educação e ela jamais pode deixar de ser vista ou posta de lado”, comentou o estudante.
Os acadêmicos destacam também a importância de entender o papel importante do educador. “Foi de fácil entendimento, aprimorou mais ainda o saber, disponibilizando a nós uma experiência a mais. Quando o professor Vital Didonet abordou a importância e a necessidade do educador na vida dos alunos, deixou bem explícito que o (ser) professor vai muito além do que os pais imaginam”, pontuou a acadêmica Evillin Cristina da Silva Pinto, do 4° período.
“A abordagem do professor Vital sobre a educação infantil na pandemia foi de total importância, visto que com as escolas de ensino infantil fechadas, o trabalho de cuidar e educar dos filhos dobrou”, acrescentou a acadêmica Evilyn Victória, também do 4º período.
Para a professora Maria Ovídia Muniz Portilho, esse momento veio ao encontro de muitos questionamentos debatidos durantes os estudos da disciplina sobre as dificuldades encontradas durante as aulas remotas, favorecendo significativamente para a compreensão do novo normal de ensinar e aprender.
“O diálogo mostra que a reconstrução do fazer pedagógico é constante. Freire (1996) preconiza que quando se refere à prática como sendo um dos principais momentos na formação do professor: é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática e o momento só mostra a capacidade que o professor tem de se reinventar diante das excepcionalidades”, acrescentou a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves da Silva.