EVENTO
O evento contou com apoio do Senar, e estimulou a adoção de novas práticas que garantam a produtividade do setor.
Com objetivo de valorizar a produção de mel e gerar renda para os apicultores do Tocantins foi realizado o 6° Encontro de Apicultores e Meliponicultores da região Tocantina, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio. O evento reuniu profissionais, especialistas, representantes de associações e federação de produtores de abelha e mel.
Esta edição contou com cerca de 250 pessoas, que prestigiaram palestras e exposições que abordaram técnicas de manejo, novas tecnologias, políticas públicas de fomento, produção e comercialização de produtos apícolas. Destacou-se também a meliponicultura como uma alternativa sustentável de criação de abelhas nativas sem ferrão, contribuindo para a polinização de plantas nativas e a produção de mel e outros produtos de qualidade.
“O diferencial do evento está sendo a qualidade dos palestrantes. É muito importante a presença e apoio do Senar como instituição que leva assistência técnica e gerencial aos apicultores aqui na região”, disse José Remir Chaves, instrutor que ministra o curso de apicultura do Senar.
A feira de produtos apícolas permitiu que os participantes adquirissem mel, própolis, geleia real e outros derivados, valorizando a produção regional e gerando renda para os produtores.
Edimar Lima, presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores do Falcão e Região, destacou a satisfação em participar do evento. “É a primeira vez que marcamos presença neste encontro. Foi bastante enriquecedor. A parceria do Senar tem sido fundamental para nós, não apenas no evento, mas também no dia a dia do campo”, finalizou.