A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Penitenciária, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), realiza nesta semana, em Araguatins, o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Operacionais.
Ao longo de quatro dias, entre 27 e 30 de abril, cerca de 40 agentes penitenciários que atuam na região do Bico do Papagaio terão orientações teóricas e práticas sobre gerenciamento de crise em ambiente hostil, correta utilização de munições, incluindo quÃmicas, e também o manuseio dos equipamentos de revista.
Ao todo, serão 12 horas/aula em vários locais de AraguaÃna, de acordo com cada aula programada. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificação.
Revista humanizada
No inÃcio de abril, o Estado recebeu, por meio de parceria entre a Seciju e o Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, dois sistemas de inspeção de bagagem por Raios-X, 21 portais detectores de metais, 94 detectores de metal manuais e 40 banquetas de inspeção Ãntima para atender o sistema prisional. O valor total da doação dos equipamentos é de R$ 447.275.
A região Norte do Estado recebeu um pórtico, raquetes e banquetas que decretarão o fim da revista rexatória nos presÃdios e casas de prisão provisória do Tocantins.