EDUCAÇÃO
A formação, que segue até o dia 17 de agosto, é realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com profissionais de todo o estado.
A Secretaria Municipal de Educação de Araguatins (Semed) participou, na segunda-feira (14), de uma Formação para as Equipes Multiprofissionais. O evento é realizado em Palmas e a Prefeitura de Araguatins, por meio do prefeito Aquiles da Areia, viabilizou a participação de três profissionais do Município, sendo uma orientadora educacional, um psicólogo e uma assistente social, todos integrantes da equipe multiprofissional da Semed.
A formação, que segue até o dia 17 de agosto, é realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com profissionais de todo o estado. O evento contribui com as ações desenvolvidas pelas Equipes Multiprofissionais e fortalece as competências socioemocionais em todas as escolas municipais e estaduais do Tocantins.
No primeiro dia de formação foi lançado o Programa “Escola de Emoções”. O objetivo é promover a reflexão e a conscientização das questões socioemocionais, a fim de melhorar a aprendizagem dos estudantes e promover intervenções sociopsicopedagógicas em casos de alunos identificados com algum tipo de problema como bullying, ansiedade e depressão. (Saiba mais abaixo)
Durante todo o dia de formação, profissionais participaram de oficinas e palestras. O psicólogo Luan Figueiredo, que integra a equipe Multiprofissional da Semed Araguatins, participou de palestra motivacional sobre a importância de ressignificar as dores e de discussão sobre o enfrentamento à violência nas escolas.
“A importância do psicólogo na equipe multiprofissional é em identificar demandas socioemocionais para trabalhá-las e, assim, promover uma melhor aprendizagem”, disse. O profissional afirmou que o evento foi importante para o trabalho que já vem sendo realizado nas escolas de Araguatins.
A ação também contou com a distribuição de materiais personalizados, abrangendo alunos, pais e professores. A equipe de Araguatins recebeu o material didático específico que será utilizado da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.
A assistente social Scarlat Macedo, que participou da formação, agradeceu a oportunidade. “Estou muito feliz por fazer parte da equipe multiprofissional da SEMED e por estar hoje aqui em Palmas participando e agregando mais conhecimento pra melhor atender nosso município está sendo memorável”, disse.
A orientadora educacional Cícera Aparecida disse que durante o evento o grupo teve uma visão mais ampla da importância da Equipe de Multiprofissionais. “Tivemos a oportunidade de conhecer o material com uma proposta voltada para a Educação Emocional que será trabalhado em nossas escolas com os estudantes, professores e pais. Acredito que será uma valiosa ferramenta para colaborar com o trabalho das equipes de multiprofissionais. Agradeço a nossa secretária municipal de educação Ulissevania Sales e nosso prefeito Aquiles por nos proporcionar esse momento de muita aprendizagem”, disse Cícera.
A secretária de educação de Araguatins, Ulissevânia Sales, diz que a SEMED está sempre em busca do melhor para aplicar nas escolas da cidade.
“Vivemos um momento muito positivo para a Educação de Araguatins, contamos pela primeira vez na SEMED com a equipe multiprofissional e não poderíamos deixar de participar dessa formação, que só tem a contribuir. É importante apoiar nossos estudantes com suas emoções e ajuda-los a ter um melhor aprendizado. Estamos sempre buscando o melhor para as nossas escolas, para os nossos estudantes e para os nossos professores”, disse a secretária Ulissevânia Sales.
A Escola de Emoções
A Escola de Emoções, lançada pelo Governo do Tocantins nesta segunda-feira (14), é uma iniciativa que integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). O programa, que visa beneficiar servidores, estudantes e famílias contempla a implementação das competências socioemocionais no currículo escolar.
“O programa será desenvolvido em todo o território tocantinense, abrangendo a rede pública sem distinção entre escolas estaduais e municipais. Buscamos trabalhar numa política conjunta com os municípios, planejando e executando as nossas ações com esse olhar voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências pedagógicas e emocionais”, disse o Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.