IFTO
Evento é uma das atividades do projeto de extensão EngeAgro.
Com uma programação diversificada foi realizado o Seminário de Empreendedorismo Rural (SER 2022), nos dias 1 e 2 junho, no auditório Pioneiros da unidade de Araguatins do IFTO. O evento é uma das atividades do projeto de extensão EngeAgro e teve como parceiros: Sebrae, Sicredi, Ruraltins e Prefeitura de Araguatins. O SER 2022 reuniu profissionais da área agrícola, produtores rurais, estudantes e servidores do IFTO, que durante dois dias tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre empreendedorismo rural, a partir da sua conceituação, apresentação das oportunidades que esse segmento oferece e dos desafios de quem quer empreender no universo rural.
Durante o evento, as autoridades que compuseram a mesa de honra destacaram a relevância da realização de ações como o SER, que tem o potencial de despertar um novo olhar sobre as atividades econômicas rurais, apontando a possibilidade de melhorias e soluções.
No dia 1 de junho, a programação foi voltada para os estudantes, contando com: apresentação cultural; mesa redonda- “Agente de mudança: ensino, pesquisa e extensão”, que teve a participação dos professores do IFTO: Miguel Camargo, Erica Simonneti e Edvar Silva; Apresentação de casos de sucesso de egressos com os ex-estudantes do da EAFA/IFTO Araguatins, Eduarda Veiga e Edvan Abreu. Além disso, foi ministrada uma palestra sobre empresa júnior pelos estudantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Pedro Henrique Barbosa, Eduarda Vaz Braga e Lucas Douglas Costa Silva que estão à frente da empresa Ecoagra Jr, no estado do Maranhão.
No dia 2 de junho, foi a vez dos produtores rurais e profissionais da área agrícola participarem do evento. Nesse dia, foram ministradas as palestras: “Desafios e oportunidades para o empreendedor rural” pelo Consultor do Sebrae e diretor da Mage Consultoria, Marcione Souza Braga, que é egresso da EAFA/IFTO Araguatins; Crédito Rural pelo Gerente da agência do Sicredi Araguatins, Wanderson de Andrade. Foram apresentados, ainda, casos de sucesso dos empreendedores: Antônio Marcos dos Santos da Hidroponia Santa Clara; Rosirene Martins Nunes da Chácara Pontalina, Adernicio Dias dos Reis da COOPFAM e Aline Corrêa da Silva, expondo alguns dados de suas pesquisas realizadas na feira ECOSOL.
De acordo com o coordenador do SER, Edvar Silva, a organização do evento teve início no mês de janeiro deste ano e sua realização foi possível graças ao empenho dos estudantes e colaboradores do projeto EngeAgro e a confiança das instituições parceiras que acreditaram no evento.
O acadêmico do 9º período de Engenharia Agronômica, Cleison Silvério, avalia o evento como positivo. Para ele foi uma oportunidade de ter um contato direto com produtores da região, além de enriquecer sua aprendizagem sobre a temática do seminário a partir dos conhecimentos trazidos pelos palestrantes e produtores.
A produtora rural, Rosirene Martins Nunes, acredita que o evento é uma forma de estimular nossas perspectivas de atuação nos produtores rurais. "Tendo em vista que nossos produtores tem uma deficiência chamada "mudança de mentalidade "o seminário de extensão rural frisou muito bem como tema e proposta para empreender no meio rural. Uma vez que o mesmo trás um vasto conhecimento de como fazer o produtor : empreender,integrar ,intensificar seus sistemas de produção com os parceiros certos: Sebrae,senar,Ruraltins,IFTO e EngeAgro. Ano que vem estou pronta para ir de novo". Declarou com entusiasmo a produtora rural.
O diretor-geral da unidade de Araguatins do IFTO, Claudio Galvão, parabenizou a equipe da EngeAgro pela idealização e execução do evento. Para ele, o Seminário de Empreendedorismo Rural possibilitou que seus participantes pudessem identificar suas características empreendedoras. O diretor destacou, ainda, que a programação do evento proporcionou uma troca de experiências entre importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico de Araguatins e região.
Homenagem
Durante a programação do evento, a equipe da EngeAgro homenageou o professor Miguel Camargo com a entrega de uma placa de agradecimento pelo trabalho prestado há mais de três décadas na EAFA/ IFTO Campus Araguatins.
Autoridades
Wylasmar Silva Lima e Ádria Silva de Sousa representando a entidade RURALTINS; Wanderson Souza Rocha representando a entidade SICREDI; Romisson Matias Santos representando o SEBRAE; Boleslaw Doroszewski Júnior representando a Prefeitura Municipal de Araguatins.