Facebook
10/05/2017 - 09h27m

ASTROQUÍMICA

ARAGUATINS: Servidor do IFTO tem artigo aceito em revista internacional no campo das ciências

O servidor Fredson de Araujo Vasconcelos, do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), atualmente afastado para curso de doutorado em Física e Astronomia, teve um artigo publicado no dia 4 de maio de 2017, sob o título Ion irradiation of pure and amorphous CH4 ice relevant for astrophysical environments Irradiação iónica de gelo CH4 puro e amorfo relevante para ambientes astrofísicos) na revista Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP), ISSN nº 1463-9076.

Este periódico é classificado como A no QUALIS/CAPES na área de Física e Astronomia, ou seja, entre oito níveis de classificação o mais elevado na ordem de qualidade.

A referida revista publica conteúdos em diversas áreas no campo das ciências, tais como Astronomia, Química, Biologia, entre outras. Os resultados apresentados no artigo elaborado por Fredson Vasconcelos são inéditos, e foram obtidos graças a um trabalho conjunto com o professor Dr. Sergio Pilling, coordenador do laboratório de Astroquímica e Astrobiologia (LASA) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

O conteúdo publicado nessa revista trata de um estudo experimental, que investiga os efeitos físico-químicos induzidos por fótons ionizantes e íons rápidos em gelos ricos em nitrogênio e metano a baixa temperatura (12 K a 19 K). Os experimentos simulam o efeito de fótons solares e raios-X, raios cósmicos e partículas energéticas na superfície planetárias/lunares no Sistema Solar exterior, onde foram confirmados gelos de N2 e CH4. Essas espécies moleculares nesses ambientes são expostas à radiação ionizante (vento solar, partículas de magnetosferas planetárias, raios cósmicos, etc.) e, a partir de experimentos em laboratório, é possível simular, de forma aproximada, o processamento físico-químico que ocorre nos gases presentes nesses ambientes.

Estes resultados publicados estão ligados diretamente a pesquisas em Astroquímica, uma área na interface entre a Astronomia, Química e Física, tendo como foco principal o estudo da formação, destruição e abundância de moléculas em diversos ambientes espaciais, tais como, nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas, entre outros.

A publicação pode ser consultada com o número deDOI: 10.1039/C7CP00883J.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS