NA CÂMARA MUNICIPAL
Destinada aos municípios do extremo Norte do Estado, tem início nesta terça-feira, 30, a Oficina Regionalizada sobre Serviços da Proteção Social Especial (PSE) de Média e Alta complexidade, promovida pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). Durante a abertura do evento serão entregues, ainda, 45 certificados do Projeto Jeito de Mulher pela diretora do Trabalho Glaucia Branchina, que representará a secretária da Setas, Patrícia do Amaral.
O evento acontece na Câmara Municipal de Araguatins. A oficina regionalizada segue até quinta-feira, 1º de junho, no horário de 8h às 12h, e de 14h às 18h.
A Oficina tem o objetivo de capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para um melhor atendimento às famílias em situação de vulnerabilidades, riscos sociais e violação de direitos.
O público são profissionais que atuam nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assim como os secretários municipais de Assistência Social. Nas cidades onde não há Creas, devem participar os técnicos de referência da PSE. Onde não há Creas nem técnicos da PSE, os municípios estão orientados a enviar os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Foram convidadas a participar, todas as 22 localidades pertencentes a região Norte I, que é composta pelos municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sitio Novo.
Jeito de Mulher
O Projeto Jeito de Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), com o apoio do governo federal, pela Secretaria de Políticas para Mulheres, e tem como objetivo qualificar gratuitamente mulheres tocantinenses para atuação em áreas ocupadas predominantemente por homens. Em Araguatins o Projeto qualificou 45 mulheres nos cursos de eletricista, pedreira e derivados do leite.