TCC
Dos 18 TCC apresentados, três foram aprovados e publicados em revistas científicas com Qualis B1.
O curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, finalizou o período de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com 18 pesquisas apresentadas. As avaliações foram feitas de forma presencial e on-line entre os dias 19 e 26 de novembro. Parte das atividades ocorreu no próprio prédio da unidade de ensino.
Entre os temas abordados, pode-se destacar o trabalho “Djuena Tikuna e Marcia Wayna Kambeba: duas vozes de mulheres no ciberespaço”, da acadêmica Érika Rodrigues Jerônimo. “Todo o processo de TCC, desde sua construção à apresentação, foi único. Todas as oportunidades que tive serão eternamente lembradas, pois acrescentaram de sobremaneira na minha evolução academicista e pessoal. Não poderia deixar de mencionar três pessoas muito importantes na minha jornada acadêmica: a professora Luama Socio, que me oportunizou participar do grupo de pesquisa, à professora Ellen Cássia [em memória], que despertou minha paixão pela literatura, e a professora Daniela Zaratin, que me presenteou com suas magníficas aulas de Língua Espanhola”, agradeceu Érika.
Outro tema muito relevante, apresentado pela acadêmica Marquileide Ribeiro de Sá, foi “A importância da formação do profissional intérprete para a Educação Básica”. A pesquisa obteve nota máxima dada pela banca avaliadora. “A experiência de passar pela apresentação do meu TCC foi maravilhosa. Tensa, mas sensacional. Obtive nota máxima na minha defesa, o que me deixou muito feliz e realizada. É muito bom ter chegado à reta final do meu curso com a certeza de estar preparada para o mercado e trabalho e, certamente, seguir buscando novos conhecimentos”, comemorou a acadêmica do 8º período.
Dos 18 trabalhos apresentados, três foram aprovados e publicados em revistas científicas com Qualis B1. “Este ano pudemos observar muitos Trabalhos de Conclusão de Curso de qualidade e competentemente defendidos. Certamente, esse é o resultado do trabalho coletivo que envolve toda a Unitins, desde os programas de pesquisa e extensão que envolvem os acadêmicos, a condução das disciplinas, cursos e eventos ministrados e realizados por seus professores, até os próprios acadêmicos que se doaram, obtendo esse excelente resultado”, elogiou a professora Tania Regina Martins Machado, orientadora da disciplina de TCC II do curso de Letras/Câmpus Araguatins.
O coordenador de Letras do Câmpus Araguatins, Victor Fernandes Borges, destacou que a defesa do TCC é um dos momentos mais marcantes da trajetória acadêmica dos alunos e ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas neste semestre. “Tivemos trabalhos referendados por corpo docente comprometido com ensino, pesquisa e extensão. A qualidade dos trabalhos ratifica a competência e dedicação dos alunos e dos professores que caminharam juntos nas orientações dos trabalhos, fortalecendo as pesquisas na área de linguagem”, parabenizou o gestor.
As colações de grau do semestre 2022/2 estão previstas para março de 2023.