CÂMPUS ARAGUATINS
O Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) abraçou a ideia de mobilização para prevenir o câncer infantojuvenil. Segundo informações do Hospital de Câncer de Barretos, quando o diagnóstico é feito precocemente e a doença tratada em hospital especializado, as chances de cura podem chegar a 90%. Como ação prática será realizada em centenas de cidades brasileiras, entre elas Araguatins, no próximo domingo, 27 de novembro, a Caminhada Passos que Salvam.
A mobilização teve início em 2012 e o evento realizado anualmente tem o objetivo de retratar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. No ano passado, a caminhada foi realizada em 306 cidades de 12 estados brasileiros. A professora da Unitins Aquenúbia Gonçalves da Silva, coordenadora do projeto em Araguatins, argumenta que quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura. Ela também destaca que a comunidade acadêmica da Unitins está engajada para que o evento seja um sucesso em Araguatins.
Para participar da caminhada é necessário adquirir o kit (camiseta, boné e garrafa de água ecológica) que custa R$ 30. As inscrições e a compra do kit podem ser feitas antes da caminhada que terá concentração na Praça da Igreja Matriz, a partir das 7h.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto em Araguatins pelo números (63) 99931-2695 ou (63) 99954-0116.
Projeto
O projeto Caminhada Passos que Salvam prevê que cada cidade participante poderá enviar um médico e enfermeiro para serem capacitados em sinais e sintomas deste tipo específico de câncer. Os dois profissionais passam a ser referência nos municípios, tendo a missão de avaliar as crianças que apresentarem os primeiros sinais e sintomas. Eles terão acesso direto com a equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos – responsável pela capacitação - para o envio de exames e discussão de casos para que haja agilidade no início do tratamento.
Em 2016, além de Araguatins, outras 17 cidades tocantinenses irão participar da caminhada que ocorre simultaneamente em todo o país.