EDUCAÇÃO
O Câmpus Araguatins recebeu nesta segunda-feira e terça, 16 e 17, o consultor educacional Gildásio Mendes e a procuradora institucional da Unitins, Rosana Benício, para tratar sobre as metas de melhoria para os cursos de Letras e Pedagogia. O consultor ensinou passo a passo como construir um plano de melhoria para o sucesso.
No primeiro momento Mendes se reuniu com a equipe diretiva do câmpus e os NDE’s (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Letras e Pedagogia. O consultor falou sobre a Comissão Nacional de Avaliação Superior (CONASES), e sobre as atribuições do Núcleo Docente Estruturante, de modo que “cada NDE tem que ser composto por cinco professores do curso, o coordenador e mais quatro professores. Cada curso precisa ter três professores mestres no NDE”.
Na noite de segunda-feira, 16, o consultor se reuniu com os acadêmicos e proferiu uma palestra sobre o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), onde foram esclarecidas várias dúvidas dos acadêmicos. Mendes chamou atenção dos acadêmicos para o ENADE. Para ele, o NDE da Unitins precisa participar diuturnamente das articulações junto à equipe de trabalho do ENADE. A procuradora institucional da Unitins, Rosana Benício, por sua vez, explicou aos acadêmicos passo a passo como entrar no site do INEP.
Na manhã de terça-feira, 17, o consultor iniciou sua fala chamando atenção dos professores do NDE para que juntos com os coordenadores de curso tenham a responsabilidade de conduzir o processo para a melhoria dos trabalhos prestados aos acadêmicos da Unitins. Mendes citou que encontra em fase de construção o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos e que todos devem estar empenhados neste processo de elaboração.
O diretor do Câmpus Araguatins, professor Remy Barbosa Viana, ressalta que “a visita do consultor Gildásio e da Rosana foi de grande valia para todos os servidores e acadêmicos, pois estamos sempre falando em todas essas temáticas, porém santo de casa não faz milagres”.
A assessora pedagógica, Vera Lúcia Andrade, reitera que “com a participação, esforços de todos envolvidos no processo e com os mesmos objetivos para conquistar um patamar ideal junto aos acadêmicos o ENADE será um sucesso em todos os câmpus da Unitins. Essa visita nos ajudou a esclarecer muitas dúvidas e foi de grande valia”.