Os acadêmicos do Câmpus Araguatins da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) foram recepcionados com muita diversão e atividades de interação. Foram dois dias de evento, nos dias 19 e 20, durante a Calourada 2016.
A abertura da programação foi feita pelo diretor do câmpus, Remy Barbosa Viana, que deu boas vindas aos acadêmicos e fez a abertura da I Gincana Cultural. Os alunos foram divididos em duas equipes: branca e preta. Os acadêmicos veteranos animaram o público com um show cover do grupo Mamonas Assassinas.
Ainda nesse dia houve concurso de dança, música, piadas e prova de conhecimentos gerais, que envolveu temas como: geografia e história locais, lÃngua portuguesa, lÃngua espanhola e atualidade. A noite foi encerrada com o coral do 4º perÃodo de Letras, que cantou a música espanhola Paloma.
O segundo dia foi marcado por competições, como a dança das cadeiras, dançando forró com a laranja, qual é a música? e estoure os balões. A última prova da gincana foi a pesagem dos alimentos, que garantiu a vitória à equipe preta. Os alimentos arrecadados na gincana serão doados à comunidade carente de Araguatins.
Ainda como parte da programação houve o plantio de mudas na Avenida Dom Orione, que recebeu uma placa com o nome Jardim Unitins, como uma proposta de cuidado e preservação do meio ambiente. Na oportunidade, o diretor do Câmpus agradeceu a todos pelo empenho e dedicação no evento. “A realização das atividades foi de cunho social estimulando-se a integração dos alunos ingressantes com alunos veteranos, fato que já é realidade em diversas instituições, as quais estimulam ações que buscam acolher o calouro de maneira descontraÃda, alegre, respeitosa e solidáriaâ€, destacou o diretor.