Facebook
15/03/2018 - 17h56m

SETAS

Articuladores do Selo UNICEF nos municípios Bico participam do 1º Encontro de Capacitação em Araguaína

Com informações de Adriana Grigolo

Secretária Patricia do Amaral participa da abertura de capacitação do Selo UNICEF (Foto: Carlesandro Souza)

“Os municípios que conseguem obter o Selo UNICEF, serão reconhecidos pelo trabalho desenvolvido nas ações de intersetoriedade, em áreas como Assistência Social, Saúde e Educação, por exemplo. Por isso, é importante trabalharmos, por meio de politicas públicas, para assegurar aos nossos jovens seus direitos garantidos e mudanças positivas na vida de cada criança e de cada adolescente”, comentou a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, durante a solenidade de abertura do 1° Encontro de Capacitação do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) edição 2017-2020, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, em Araguaína.

Articuladores do Selo participam de capacitação em Araguaína (Foto: Carlesandro Souza)

Do Bico do Papagaio, 14 municípios aderiram a 3ª edição do Selo Unicef (2017-2020): Aguiarnópolis, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis.

 Coordenador do escritório do UNICEF afirma que o Selo leva diversas contribuições para a gestão pública (Foto: Carlesandro Souza)

O coordenador do escritório do UNICEF, Antônio Carlos Cabral, afirmou que o Selo leva diversas contribuições para a gestão pública. “Nós contribuímos para realização de políticas públicas que colocam a criança e adolescente em evidência. E para isso, ajudamos na capacitação e realizamos monitoramento de situações. Mas, para receber o Selo, o município deve alcançar os indicadores propostos dentro do cenário de avaliação de impacto social. Além disso, também são avaliadas ações estratégicas desenvolvidas e precisam ser resolvidos os problemas ligados a saúde, educação, proteção e participação social”, considerou.

Leia Mendes do município de Itaguatins diz considerar o encontro importante para alcançar metas (Foto: Carlesandro Souza)

Já a articuladora do Selo UNICEF no município de Itaguatins, Leia Mendes, falou da importância da capacitação. “O encontro é de fundamental importância porque é o primeiro momento, após a adesão, que os municípios estão reunidos e poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do UNICEF e do Selo, além de entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas”, disse.

Em sua 3ª edição, adesão do Tocantins do Selo Unicef foi de  61%, com a participação de 87 municípios. Destes, 28 participam da capacitação na região-polo de Araguaína nesta quinta e sexta e outros 45 já participaram das oficinas no inicio desta semana em Palmas. A Capacitação Selo Unicef  tem como objetivo qualificar a atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, sendo o primeiro momento de aproximação com os municípios após o processo de adesão.

Selo Unicef

O Selo é uma certificação internacional que reconhece avanços reais e positivos para vida de crianças e adolescentes, além de agregar a articulação aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o infanto-juvenil. Representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS