Já estão abertas as inscrições para as escolas que desejam participar da 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar, que este ano, traz novidades. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de maio, exclusivamente via virtual, pelo site www.premiogestaoescolar.com.br. Serão concedidas três premiações: uma para a escola que obter destaque no seu estado ou no Distrito Federal; outra para as seis unidades escolares finalistas como ‘Destaque Nacional’ e para a instituição melhor classificada no PaÃs com o tÃtulo ‘Referência Brasil’.
A escola melhor classificada no processo de autoavaliação receberá além dos diplomas, 30 mil reais e o seu gestor será agraciado com uma viagem de intercâmbio de experiências no Brasil ou no exterior. As seis escolas que conseguirem destaque nacional, cada uma receberá 10 mil reais e a escola finalista da federação receberá 6 mil reais.
Para se inscrever, as escolas deverão fazer sua autoavaliação, pois será exigido resultados em quatro dimensões: a pedagógica, que se refere ao planejamento, ações pedagógicas e resultados educacionais; a participativa, com ênfase para o envolvimento da comunidade escolar; a gestão de pessoas e a infraestrutura.
As novidades em 2013 do Prêmio Gestão Escolar, é que a inscrição passou a ser on-line, também houve mudança na logomarca, agora com a imagem de um pássaro em origami, que transmite a ideia de ação coletiva, de planejamento e organização.
No site do Gestão Escolar estão disponÃveis: o regulamento, o calendário, informações diversas e a ficha de inscrição.
A edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Ministério da Educação, Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) e outras instituições privadas.
O objetivo do evento é estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas; melhorar o processo contÃnuo de gestão e divulgar as boas práticas educacionais.