PROGRAMA
Embaixadores do Programa Jadel Gregório e Maurren Maggi prestigiaram o lançamento do programa, desenvolvido pelo Instituto Idecace, que teve a presença do Presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ministra Damares Alves.
Desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Educação e Esporte (Idecace), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o programa DNA do Brasil - Talentos, foi oficialmente lançado no Tocantins, nesta terça-feira, dia 22, na cidade de Porto Nacional.
Palestra de Capacitação
Pela manhã professores de Educação Física dos 63 municípios tocantinenses e as equipes itinerantes participaram de uma palestra com o professor-doutor, Gustavo Arruda, com o tema: Metodologia Pedagógica – Dimensões do Protocolo Avaliativo, que abordou a metodologia do programa para a detecção do talento esportivo, bem como o estudo de crianças que necessitam de um cuidado especial.
Os professores conheceram e elogiaram as ferramentas que o programa oferece. É o caso do professor de Educação Física Fernando Carlos da Silva, da rede municipal de Araguacema. “É enriquecedor porque dá ferramentas para os professores identificarem os talentos que temos nas escolas para inclusão desses alunos na prática esportiva, na vivência diária ou mesmo na vida profissional”, observou. “São muitos benefícios para as crianças, dentistas, psicólogos, fora os benefícios para nós professores que estaremos alcançando mais conhecimento, através dos cursos oferecidos”, pontuou a professora de Educação Física de Paraíso do Tocantins, Lindsey Strini. Já o educador físico do município de Talismã, Raimundo Coelho Neto destacou a tecnologia que o programa oferece, que é um aplicativo, onde os professores podem acompanhar a evolução dos alunos. “O aplicativo vai auxiliar muito nosso trabalho na verificação do rendimento dos nossos atletas”, frisou.
Cadeia Produtiva
O presidente do Idecace e idealizador do DNA Brasil Talentos, Wilson Cardoso, falou sobre o Programa e assinou os primeiros acordos de cooperação no Tocantins. O primeiro com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, assinado com o SESI, SENAI e IEL. O segundo acordo de cooperação foi feito com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE). Essas parcerias possibilitam o encaminhamento de talentos esportivos e profissionais para os estágios iniciais de rendimento esportivo, oficinas técnicas e pode abrir as portas para o primeiro emprego.
Parceria com a SEDUC
O Programa está sendo implantado, nessa etapa, nas escolas públicas municipais. Pensando num alcance mais abrangente, o IDECACE buscou apoio da Secretaria de Estado da Educação para operacionalização da metodologia do programa DNA do Brasil Talentos também nas unidades escolares estaduais. O Acordo de Cooperação foi assinado pelo presidente Wilson Cardoso e o Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.
Comitiva Presidencial prestigia o lançamento
No período da tarde, dando sequência à programação, foi feito o lançamento oficial do programa DNA do Brasil Talentos, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, da Ministra Damares Alves, do Governador Wanderlei Barbosa, do prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel e diversas autoridades, como os deputados federais Vicentinho Júnior, Professora Dorinha e Carlos Gaguim, responsáveis pelos recursos para implantação do programa no Estado.
O presidente do Idecace, Wilson Cardoso, destacou em sua fala o número de crianças atendidas no Tocantins, nessa primeira etapa que passa de 46 mil alunos em 63 municípios. “Nós vamos revolucionar a educação no Tocantins, isso eu garanto”, declarou.
Wilson Cardoso, convidou os embaixadores do programa Jadel e Maurren, que são parceiros no projeto, para fazerem uso da palavra durante seu discurso. Maurren falou de sua experiência como primeira mulher campeã olímpica de esportes individuais do Brasil (medalha de ouro no salto em distância/Olimpíadas de Pequim/2008). “Onde tem esporte e educação envolvidos eu faço questão de estar junto, estou muito honrada em poder estar aqui em Tocantins e poder fazer parte desse projeto com vocês”, afirmou Maurren. Já o campeão mundial do salto triplo, Jadel Gregório, falou da sua alegria em integrar o programa DNA do Brasil. “É uma honra fazer parte do DNA e ver que essas crianças terão oportunidades. Através do programa vamos dizer essa criança pode ser doutor, essa pode ser atleta, a outra pode ser engenheira, com esse programa a gente pode ter resultados melhores no futuro”, afirmou Jadel.
A ministra Damares frisou que o DNA do Brasil tem um grande diferencial que é a inclusão. “Nós vamos trabalhar no Tocantins também com as crianças e adolescentes com deficiência, com talento para o esporte, nós queremos ir para as paraolimpíadas e buscar todas as medalhas mundiais para o Tocantins”, discursou. A questão social também é outra vertente do programa. “O DNA não vai só descobrir talento para o esporte, queremos descobrir as crianças que estão tristes, estão com depressão, as crianças que estão querendo desistir da vida, se tem criança vítima de violência porque vamos proteger as crianças e adolescentes vítimas de violência por meio de um programa de esporte”, esclareceu.
Já o presidente Bolsonaro lembrou que o DNA do Brasil chega ao Tocantins para substituir o espaço de um famoso programa social que o Estado já teve. “Esse programa DNA do Brasil substitui um antigo programa que existia aqui no Estado do Tocantins (em referência ao Pioneiros Mirins) e a intenção de descobrir talentos é muito bem-vinda”, afirmou o Presidente.