PALMAS
Os registros de acidentes sem vítimas devem ser registrado pelos envolvidos por meio da Delegacia Virtual.
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da Diretoria do Sistema Integrado de Operações (Siop), divulgará nesta quarta-feira, 23, às 9 horas, o Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP), no atendimento às ocorrências de trânsito em Palmas. Uma reunião com as Forças de Segurança do Tocantins foi marcada para o alinhamento e a apresentação do procedimento e irá ocorrer na sede do órgão, no Quartel da Polícia Militar do Tocantins.
Com a nova portaria, o atendimento a acidentes de trânsito, sem vítimas fatais ou sem lesões, deve ser registrado pelos envolvidos, preferencialmente por meio da Delegacia Virtual, no endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
O atendimento inicial, para os casos em que houver vítimas, fica a cargo dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e deverá ser solicitado por meio do telefone 153. No local do acidente, a partir da identificação da necessidade, os agentes de trânsito farão o acionamento de outras forças.
Nos atendimentos das ocorrências sem vítima, mas com a identificação do cometimento de crime, haverá o acionamento, preferencialmente, da Sesmu. “Nossos objetivos são integrar e desafogar as forças de segurança, por meio do registro do Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual e do atendimento de agentes de trânsito da Sesmu. Nosso desafio é diminuir os deslocamentos desnecessários, para termos condições de atender casos que às vezes são até mais complexos, mas deixam de ser atendidos, porque as viaturas, em tese, já estariam em outros chamados”, explicou o diretor do Siop, o delegado Ricardo Real.
Para o chefe de Estado Maior da PMTO, coronel Marizon Mendes Marques, o estabelecimento deste procedimento é uma ganho para as instituições, as quais atenderão conforme as suas competências, mas principalmente, para toda a população, que, em caso de acidente, a depender da natureza, irá acionar o órgão correto para atender a demanda. “Evitando, assim, deslocamentos desnecessários e perda de tempo, otimizando o atendimento de todas as Instituições, nos demais serviços de suas competências, para toda a população”, destacou.
O que é o POP
O POP é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos e serve para informar, aos profissionais envolvidos nos atendimentos de segurança pública, sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.