AGENDAMENTO
Agendamento do atendimento já está disponível via o WhatsApp (63) 99218-0298.
O Orienta Naturatins terá início nesta terça-feira, 31, em Araguaína, para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos e documentos necessários no atendimento dos serviços ambientais oferecidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Em Araguaína, o Orienta Naturatins segue até esta quarta-feira, 1º de setembro, e, em seguida, na quinta, 2, será a vez do município de Colinas receber os atendimentos. O agendamento do atendimento individual de produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, em ambas edições, precisa ser realizado via WhatsApp (63) 99218-0298.
O agendamento é necessário para evitar aglomerações e contribuir com as ações de prevenção da covid-19. Cada atendimento tem duração de até 30 minutos para tirar dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), carteira de pesca, além de oferecer serviços de protocolo e jurídico.
“Convido os produtores rurais, empreendedores e técnicos responsáveis desses municípios e região para na oportunidade nos aproximarmos e, juntos, promover a celeridade do atendimento ambiental necessário ao desenvolvimento sustentável do estado”, destaca Renato Jayme, presidente do Naturatins.
Em Araguaína, o Orienta Naturatins vai atender nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), sendo nesta terça-feira, nos períodos matutino e vespertino, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Já na quarta-feira, na parte da manhã, o atendimento vai se estender das 9 às 12 horas.
No município de Colinas do Tocantins, o atendimento será realizado na Câmara Municipal de Colinas, durante toda quinta-feira, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.
Orienta Naturatins
Nas edições do Orienta Naturatins, os usuários podem tirar suas dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), serviços de protocolo e jurídico. Outros esclarecimentos sobre julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e carteira de pesca, bem como as informações voltadas para o licenciamento de atrativos naturais, também foram oferecidos em edições já realizadas.
O Orienta Naturatins busca promover a aproximação entre o Instituto e os produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores, para fins de orientação sobre os serviços disponibilizados. Essa ação faz parte das diretrizes do Governo do Tocantins, para levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade para o desenvolvimento do estado, sempre respeitando a legislação ambiental.
Em 2021, o Orienta Naturatins já realizou seis edições, atendendo o público dos municípios e região, entre eles, Araguatins, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Palmas, Dianópolis e Mateiros. Na próxima semana, a agenda da ação avança para as edições de Araguaína e Colinas. Na edição piloto do Orienta Naturatins, no ano passado, foram atendidos empreendedores, proprietários de áreas com atrativos turísticos e pequenos produtores rurais da região do Jalapão.