CALOURAÇÃO
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus de Araguatins, realizou no último sábado, 24, a Calouração Pedagógica, atividade de integração organizada pelos veteranos para recepcionar os calouros. A atividade contou com ação solidária com o objetivo de arrecadar de alimentos, destinados a famílias carentes do município. Palestras sobre funcionamento da Universidade e apresentações musical e de dança marcaram a recepção aos novos acadêmicos.
O estudante Jonas Araújo Silva, do 3º período de Letras, contou aos novatos que a Calouração surgiu em 2013 como atividade pedagógica de integração, inclusão e fortalecimento dos vínculos entre a comunidade acadêmica e aproximação da comunidade externa. Segundo ele a atividade já virou uma tradição que contribui para uma maior aproximação dos estudantes de Letras e de Pedagogia e maior entrosamento entre veteranos e calouros.
Na oportunidade, a coordenadora do curso de Pedagogia professora Luizinha Almeida, parabenizou a todos e ressaltou que é missão da Universidade promover a construção e a troca de saberes, o respeito às diversidades e ao pluralismo, que deve ser espaço para a produção do conhecimento científico e tecnológico, com vista à formação profissional. “É também espaço para o desenvolvimento humano, cidadania e responsabilidade social”, completou.
A Assessora Pedagógica professora Vera Lúcia Andrade avalia que a calourada 2018 superou todas as expectativas dos organizadores. Em nome da comissão organizadora parabenizou a todos os servidores, técnicos administrativos e professores, bem como os estudantes veteranos pela belíssima acolhida aos calouros. Em sua acolhida o diretor do câmpus professor Remy Barbosa Viana deu as boas vindas aos calouros e os parabenizou pela conquista de ter conseguido entrar para uma universidade pública de renome.