ENCONTRO
O primeiro Encontro das Atléticas reuniu representantes das cinco entidades desportivas da Unitins dos câmpus Augustinópolis e Araguatins, sendo elas, Atlética Detentora, do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis; Atlética Hegemônica, do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis; Atlética Mítica, do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis; Atlética Perversa, do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis; e Atlética Soberana, dos cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins. O evento ocorreu no último sábado passado, 2, no Espaço Mania, em Augustinópolis, com disputas nas modalidades futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, e truco.
A Atlética Perversa levou a melhor e conquistou os títulos nas modalidades femininas de futsal e vôlei, além do primeiro lugar na disputa de truco. Para a vice-diretora de esportes da entidade, a acadêmica Mikaele Soares, o momento foi especial por marcar o retorno das atividades após a pandemia da Covid-19. “Por causa da pandemia esse contato não era possível. Foram dois anos sem o Jiuni [Jogos Internos da Unitins] e muitos alunos não tiveram a experiência de participar. O Encontro das Atléticas superou minhas expectativas, resultado do esforço das equipes”, pontuou.
A caçula das atléticas, a Mítica, fundada em 2022, e ligada ao curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, fez bonito na sua estreia nos eventos universitários e conseguiu garantir o primeiro lugar na disputa do vôlei masculino. “Acredito que foi uma experiência enriquecedora, tanto na questão da integração entre os cursos e os câmpus, quanto no apoio entre as próprias atléticas para a realização do evento. Por estudarmos em câmpus diferentes, em horários diferentes, por muitas vezes não conseguimos conhecer o pessoal dos outros cursos. E essa, sem dúvida, foi uma boa oportunidade de interação. A conquista no vôlei masculino complementou toda essa experiência maravilhosa”, comentou a presidente da Atlética Mítica, a acadêmica Helen Santos.
No futsal masculino, a Atlética Soberana, dos cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins, carimbou a vitória e levou o título. Para o presidente da entidade, o acadêmico Talysson Patrick dos Santos Marinho, “o esporte mexe com diversas emoções, e esse foi o meio encontrado para buscar a união entre os cursos e os acadêmicos da Unitins”. E ele não esqueceu de comemorar a vitória: “A Atlética Soberana conseguiu conquistar o primeiro lugar no futsal masculino, o que tornou a experiência muito mais gratificante”.
A Atlética Detentora, do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, também comemorou a realização do evento, mesmo não tendo conquistado nenhuma modalidade nesta primeira edição. “Foi um excelente evento, com uma programação curta, mas que promovesse a interação dos alunos e a prática esportiva. A Atlética Detentora participou somente de duas modalidades, sendo o futsal e o truco. Percebemos com o encontro o quão necessário é esse tipo de evento para o ambiente universitário, e agradecemos a Unitins por nos permitir vivenciar isso, em especial à diretora do Campus Augustinópolis, Gisele Padilha, pelo imensurável apoio”, agradeceu o presidente da entidade, João Victor Galdino, acadêmico da Unitins.
O primeiro Encontro das Atléticas foi organizado em conjunto por todas as Atléticas da Unitins, com o apoio de outras entidades estudantis, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O diretor de Cultura do DCE da Unitins e vice-presidente da Atlética Soberana, Rafael Silva Brito, comemorou o sucesso da primeira edição. “Além de promover interação e integração entre os Câmpus Araguatins e Augustinópolis, e dar mais incentivo à prática esportiva, também trouxe diversão e animação para os acadêmicos. Esse momento de descontração é fundamental para sairmos da rotina cansativa do dia a dia e também uma ótima oportunidade de mostrarmos para a comunidade que, além dos compromissos acadêmicos, a universidade é um espaço de convivência, lazer e esporte”.