Até o momento, a modalidade em que alunos-atletas tocantinenses mais se destacaram nas OlimpÃadas Escolares, disputadas, nesta edição, em Poços de Caldas, Minas Gerais, é o atletismo. E o motivo para a ostentação deste destaque vem da participação inédita de um representante do Estado na final do salto em altura e da também pioneira presença na decisão do revezamento 4 x 75m dos corredores do Tocantins.
No salto em altura, que foi decidido na tarde deste sábado, 8, o merecedor do mérito de melhor tocantinense na história das participações do Estado na competição é Walleson Nascimento, de 14 anos, que conquistou a 7ª colocação no ranking final desta disputa, o que já o encheu de orgulho-próprio. “Eu treino a menos de um ano e já consegui esta colocação, por isto não tem como eu não estar satisfeito com ela. Só quem esteve perto de mim durante os treinos sabe o quanto eu me dediquei; por isto, apesar de surpreso, eu sei que merecia esta conquistaâ€, disse convicto o saltador Walleson.
Revezamento
Além de ter se destacado no salto em altura, Walleson ainda integra a equipe tocantinense do revezamento 4 x 75m juntamente com Fernando Henrique Neves Martins, Jonas Oliveira Sousa e Jeferson Ramos da Silva, todos de 14 anos. Correndo juntos, os jovens garantiram vaga na disputa final da prova que ocorre a partir das 11h na Pista Municipal.
O mais celebrado na prova classificatória para a final pelo excelente desempenho que apresentou, Jeferson da Silva acredita que a classificação inesperada traz uma energia extra para a equipe. “Nós não achávamos que Ãamos passar, até porque cometemos uma falha na passagem do bastão, perdendo algum tempo. Agora que classificamos, estamos vibrando e com o ânimo renovado. Vamos nos esforçar o máximo que pudermos para conseguir uma medalha; agora é vai ou rachaâ€, brincou o aluno-atleta, demonstrando gana pela vitória e pela conquista de um lugar ao pódio junto aos amigos de equipe.
Participação feminina
Apesar do esforço e da entrega, as representantes tocantinenses no revezamento 4 x 75m não se saÃram muito bem na disputa da prova classificatória, ficando distantes de conseguir o Ãndice para passar para a disputa final do feminino na modalidade.