O Governo do Estado vai assinar convênios com 46 municÃpios tocantinenses para a regulação do setor de saneamento básico. Os convênios têm por objetivo a cooperação técnica entre os municÃpios e a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), que passa a exercer as atividades de regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela concessionária Saneatins.
Nos serviços de abastecimento de água, a regulação, controle e fiscalização incluem os serviços de captação, adução, tratamento, distribuição e cobrança de tarifas. No que se refere à operação dos serviços de esgotamento sanitário, abrange a coleta, transporte, tratamento, destino final, cobrança e demais serviços correlatos.
O presidente da ATR, Coronel Constantino Magno, ressalta que a regulação dos serviços de saneamento básico é uma exigência da Lei Federal nº 11.445/07, que dispõe sobre a polÃtica federal do setor. O documento determina que os municÃpios elaborem os seus Planos Municipais de Saneamento Básico e indiquem a agência reguladora.
“A assinatura do convênio é um passo importante para os municÃpios garantirem a oferta segura dos serviços de saneamento, com abastecimento de água de qualidade e o correto tratamento do esgoto. Este é o papel da ATR: estar atenta, fiscalizando e cobrando da concessionária, quando necessário, melhorias nos sistemasâ€, finalizou o presidente.
MunicÃpios
O convênio de cooperação técnica já foi assinado com o municÃpio de Araguanã na última terça-feira, 18. Nesta quinta-feira, 20, o termo será assinado em Aliança do Tocantins, durante solenidade prevista para acontecer à s 14h. Em seguida, a parceria será oficializada em Figueirópolis à s 17h.
Para a sexta-feira, 21, estão previstas assinaturas em Araguaçu, às 14h, e Formoso do Araguaia, às 17h. As solenidades contarão com a presença do presidente da ATR, Coronel Constantino Magno, prefeitos, vereadores, demais autoridades municipais e populares.
Os demais municÃpios que devem firmar os convênios são: Almas, Alvorada, AraguaÃna, Arguianópolis, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Babaçulândia, Barrolândia, Buriti, Campos Lindos, Colinas, Colméia, Combinado, Cristalândia, Dianópolis, Filadélfia, Goiatins, GuaraÃ, Gurupi e Lavandeira. E ainda: Miranorte, Natividade, Nazaré, Nova Olinda, Palmeiras do TO, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Rio Sono, São Miguel, São Sebastião, Tocantinópolis, Wanderlândia, Xambioá, Carrasco Bonito, Lagoa da Confusão, Miracema, ParaÃso, Porto Nacional e Taguatinga. As datas das assinaturas nestas localidades ainda não foram confirmadas.