SRE TOCANTINÓPOLIS
Modelo de ensino foi aprovado pela comunidade em três escolas da SRE de Tocantinópolis.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou audiências públicas, entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, nas unidades escolares da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Tocantinópolis para a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral (PEI) do Ministério da Educação (MEC), para início em 2025.
Essenciais para garantir a participação ativa da comunidade escolar nas decisões que impactam diretamente o futuro da educação no Tocantins, as audiências públicas foram realizadas nas cidades de Palmeiras do Tocantins, Cachoeirinha, e Nazaré, que aprovou, por meio de votação, a adesão das escolas estaduais locais ao programa.
A SER de Tocantinópolis realizou consulta pública no Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins, Colégio Estadual Raimundo Nonato Torres, de Cachoeirinha, e Escola Estadual Piaçava no município de Nazaré.
O Superintendente Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, afirmou que o sucesso das consultas demonstra o comprometimento da comunidade com a melhoria da educação no Estado. “As consultas são fundamentais para garantir que as mudanças no regime de ensino sejam feitas de forma democrática, com a participação de todos os envolvidos. Nosso objetivo é assegurar que essa transição ocorra de maneira planejada, atendendo às necessidades de cada escola”, destacou.
Valdirene Claro da Silva, mãe do estudante Isac Costa Silva, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, participou como representante dos pais, da Consulta Pública. “Essa experiência foi enriquecedora e demonstrou a importância da educação no desenvolvimento dos nossos filhos. A maioria dos pais presentes manifestou clara preferência pela escola de tempo integral, destacando os benefícios de um ambiente de aprendizado mais amplo, seguro, com profissionais qualificados e um prédio estruturado”, pontuou.
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, Ludmylla Maria Farias Maciel Duarte conta que a mudança para o formato integral é desafiadora, no entanto, proporcionará um ambiente de aprendizado melhor para os estudantes. “Essa transformação trará desafios, mas também vai trazer inclusão e inovação, proporcionando um ambiente mais completo de aprendizado, onde os estudantes podem desenvolver habilidades socioemocionais, participar de atividades culturais e esportivas, e ter um apoio mais próximo dos educadores”.
O estudante gremista, Luís Otávio Sousa Farias, destacou que a audiência foi importante para que os pais dos estudantes pudessem conhecer o modelo de escola integral e tirar dúvidas. “Foi um excelente momento para conversar com os alunos, pais e responsáveis sobre a escola e tirar dúvidas sobre o nosso tempo de estudo. Enquanto estudante eu apoio essa mudança, pois trará muitos benefícios para o nosso aprendizado”, concluiu.