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15/10/2024 - 10h21m

SRE TOCANTINÓPOLIS

Audiências para adesão ao Programa Escola em Tempo Integral são realizadas em escolas do Bico

Por Bico 24 Horas

Modelo de ensino foi aprovado pela comunidade em três escolas da SRE de Tocantinópolis.

Comunidade do Colégio Estadual Raimundo Nonato Torres, de Cachoeirinha, aprovou a implantação do ensino integral na unidade escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou audiências públicas, entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, nas unidades escolares da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Tocantinópolis para a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral (PEI) do Ministério da Educação (MEC), para início em 2025.

Essenciais para garantir a participação ativa da comunidade escolar nas decisões que impactam diretamente o futuro da educação no Tocantins, as audiências públicas foram realizadas nas cidades de Palmeiras do Tocantins, Cachoeirinha, e Nazaré, que aprovou, por meio de votação, a adesão das escolas estaduais locais ao programa.

A SER de Tocantinópolis realizou consulta pública no Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins, Colégio Estadual Raimundo Nonato Torres, de Cachoeirinha, e Escola Estadual Piaçava no município de Nazaré.

O Superintendente Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, afirmou que o sucesso das consultas demonstra o comprometimento da comunidade com a melhoria da educação no Estado. “As consultas são fundamentais para garantir que as mudanças no regime de ensino sejam feitas de forma democrática, com a participação de todos os envolvidos. Nosso objetivo é assegurar que essa transição ocorra de maneira planejada, atendendo às necessidades de cada escola”, destacou.

Valdirene Claro da Silva, mãe do estudante Isac Costa Silva, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, participou como representante dos pais, da Consulta Pública. “Essa experiência foi enriquecedora e demonstrou a importância da educação no desenvolvimento dos nossos filhos. A maioria dos pais presentes manifestou clara preferência pela escola de tempo integral, destacando os benefícios de um ambiente de aprendizado mais amplo, seguro, com profissionais qualificados e um prédio estruturado”, pontuou.

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, Ludmylla Maria Farias Maciel Duarte conta que a mudança para o formato integral é desafiadora, no entanto, proporcionará um ambiente de aprendizado melhor para os estudantes. “Essa transformação trará desafios, mas também vai trazer inclusão e inovação, proporcionando um ambiente mais completo de aprendizado, onde os estudantes podem desenvolver habilidades socioemocionais, participar de atividades culturais e esportivas, e ter um apoio mais próximo dos educadores”.

O estudante gremista, Luís Otávio Sousa Farias, destacou que a audiência foi importante para que os pais dos estudantes pudessem conhecer o modelo de escola integral e tirar dúvidas. “Foi um excelente momento para conversar com os alunos, pais e responsáveis sobre a escola e tirar dúvidas sobre o nosso tempo de estudo. Enquanto estudante eu apoio essa mudança, pois trará muitos benefícios para o nosso aprendizado”, concluiu.

Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins (Foto: Seduc)

Escola Estadual Piaçava, no município de Nazaré (Foto: Seduc)

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