PREVENÇÃO
Com a chegada do período chuvoso, aumenta a proliferação do mosuito aedes aegypti e, consequentemente, e o risco de se contrair doenças como zika, dengue e chikungunya. Cientes do risco e da responsabilidade que pesa sobre cada cidadão a respeito do assunto, o 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) do Câmpus Augustinópolis vem desenvolvendo diversas ações desde o dia 27 de outubro, quando realizou um trabalho de conscientização na Escola Gabriel Alves.
Já no dia 2 de dezembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, um grupo formado pelos acadêmicos Martin Darllyn, Monalisa Alencar Morais, Michelle Cristina Mota, Mônica da Silva, Maria Raimunda Furtado, Mikyssa Rafaela, juntamente com as professoras de aula prática de Educação em Saúde para Comunidade, Késia Chaves Da Silva e Maria das Dores de Sousa Cavalcante, desenvolveu uma ação com o propósito de levar para os acadêmicos do Câmpus Augustinópolis um momento de conscientização sobre os principais riscos e como diminuir a incidência do mosquito, reduzindo as incidências de morte.
“Transmitimos aos acadêmicos da melhor forma de como estimular a adotarem hábitos em suas de saúde nas suas residências saudáveis. Ressaltamos que, na medida do possível, recebemos total apoio da instituição na pessoa da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Hanari Almeida, e da professora auxiliar de estágio Maria Onice L. B. Alcântara”, explica Késia Chaves da Silva.
A coordenadora do curso, Hanari Almeida, destaca a importância das ações no combate ao mosquito e parabeniza a participação de todos os envolvidos. “Estão todos de parabéns pelo trabalho que vem sendo realizado pelo 8º período. Vale destacar que essas ações acontecerão durante todo o mês de dezembro”.