EDUCAÇÃO
Quatro turmas dos cursos de Direito, Técnico em Gestão de Agronegócio, Ciências Contábeis e Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do Câmpus de Augustinópolis colam grau à partir de amanhã, 9.
São os formandos do segundo semestre de 2016 que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Muitos já foram aprovados em concursos públicos e obtiveram registro profissional junto aos conselhos de classe. No dia 9 de fevereiro colam grau os acadêmicos de Direito, do Câmpus de Augustinópolis, onde também acontecem as formaturas das turmas de Técnico em Gestão de Agronegócio e Ciências Contábeis, no dia 10; e Enfermagem, no dia 11.
“Mais importante que formar muitos profissionais a cada ano é poder contribuir com a sociedade por meio de pessoas competentes que podem mudar a realidade em que vão atuarâ€, declara a reitora em exercÃcio da Unitins, Simone Brito, ao falar sobre as formaturas que marcam o inÃcio do ano letivo. A reitora explica que este é o momento de colher os resultados de anos de dedicação e que segundo ela merece comemoração, tanto pelos formandos e seus familiares como pela universidade e toda sua equipe de colaboradores.
Colação de grau
A cerimônia de colação de grau é obrigatória para obtenção do diploma que permite o concluinte exercer legalmente a sua profissão. A colação de grau pode ser solene e coletiva ou em gabinete, mas com a mesma formalidade, inclusive o juramento. Para o secretário acadêmico Claudemir Fernandes, a colação de grau é o momento final de qualquer curso de graduação. “Todo curso de graduação culmina com outorga de grau que nada mais é do que a colação de grau, passaporte para ingressar no mercado de trabalhoâ€, explica o secretário que tem incumbência de relatar a ata que formaliza a formatura. Já para o professor Eric José Migani, coordenador do curso de Direito, a formatura é um rito de passagem da vida acadêmica para o mundo profissional.