UNITINS
O Seminário Direito à Terra e os Conflitos Agrários no Tocantins, acontece hoje, 6, das 18 às 22h30, no auditório do Câmpus Augustinópolis na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O evento é uma realização da Unitins, por meio da Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a Defensoria Pública do Estado.
O evento visa discutir direitos sociais e garantias fundamentais no contexto de conflitos agrários regionais. A universidade se propõe a debater a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável e em práticas voltadas para o atendimento de grupos vulneráveis, participando de políticas públicas que enfrentem problemas sociais.
O agronegócio e questões envolvendo terra e propriedade são dominantes no Estado do Tocantins, justamente pela grande incidência de produção agrícola, vazios demográficos, entre outros fatores.
O público-alvo é a comunidade acadêmica do município de Augustinópolis; movimentos sociais; comunidades agrícolas da região de Augustinópolis, comunidade quilombola, trabalhadores rurais e instituições que atuam na mesma temática. O evento oferecerá certificado de quatro horas para aqueles que participarem e registrarem presença em, no mínimo, 75% do evento. Na programação do evento estão palestras e debate. Confira abaixo.
Mais informações 3218-2910 e 3456-1811
Programação
18h: Credenciamento
18h30: Abertura
19h: “Direito à terra e atuação da Defensoria Agrária do Estado do Tocantins” - Palestrante: Pedro Alexandre (Defensor Público do Estado do Tocantins)
19h40: “A contextualização histórica da luta da região e a atuação dos movimentos sociais na defesa do Direito e Acesso à Terra” - Palestrante: João Palmeira Júnior (APA-TO)
Participação: Maria do Socorro Teixeira Lima (MICDB)
20h20: Intervalo
20h30: “A função social da propriedade agrária na perspectiva de garantia do Direito à Terra” - Palestrante: Miriam Baldez de Macedo (Professora – Unitins)
21h10: Debate (Mediação – Pedro Alexandre, Defensor Público)
22h30: Encerramento