“Apesar de sermos uma cidade do interior não podemos continuar convivendo com uma realidade tão desagradável como esta, de vermos animais, principalmente de grande porte, pastando nas ruas e praças da cidadeâ€. Com estas palavras o vereador Antônio Silva Feitosa, o Toim da Prefeitura, tem justificado a Lei Ordinária nº 006 de dezembro de 2015, de sua autoria, aprovada na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Augustinópolis em 2015.
A lei, apesar de aprovada, ainda não foi encaminhada para sanção da prefeita de Augustinópolis, Deijanira Almeida Pereira, no entanto, o vereador acredita que a chefe do Poder Executivo Municipal não fará qualquer objeção em sancioná-la. “Visualmente é muito feio e com certeza causa danos materiais e acidenteâ€, diz um comerciante do centro da cidade que prefere não ter seu nome divulgado, acrescentando que animais soltos nas vias urbanas da cidade já lhe causaram prejuÃzos, enquanto outro chama atenção para a responsabilidade que cada um deve ter em manter seus animais presos.
A Lei, além de prevê a apreensão do animal (artigo 1º), institui que o mesmo, logo após a apreensão, deverá passar por exames médico de sanidade que serão cobrados posteriormente do proprietário. Em outro artigo a lei diz que caso o mesmo animal seja apreendido pela terceira vez, será levado a leilão ou doado para terceiro que se responsabilize pela sua guarda. (Voz do Bico)