Facebook
23/05/2015 - 01h37m

AUGUSTINÓPOLIS: Câmpus da Unitins recebe capacitação sobre o Enade na próxima semana

Redação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) só acontece no dia 22 de novembro, mas a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) de olho na participação dos seus acadêmicos realiza, na próxima semana, a partir do dia 25, capacitações no câmpus de Augustinópolis.

A oficina pretende ressaltar a importância do Enade para os acadêmicos e desta forma envolver o aluno no processo de avaliação dos cursos de graduação, explicou a diretora de Ensino a Distância da Pró-reitoria de Graduação da Unitins, Alessandra Ruita. Serão capacitados gestores, coordenadores dos câmpus e estudantes. No Câmpus de Augustinópolis a capacitação ocorre a partir do dia 25.

Neste ano, serão avaliados os cursos da Unitins de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Direito. No total, serão 26 cursos participantes. Devem se inscrever para participar do exame os acadêmicos ingressantes, que tenham iniciado o curso a ser avaliado no ano de 2015 e os concluintes, com expectativa de conclusão da graduação até julho de 2016. No entanto, os ingressantes de 2015 estão dispensados da prova. A inscrição serve apenas para registro de seus dados pessoais. Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2015 e que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

Os participantes do Enade devem preencher o questionário do estudante. O documento estará disponível no período de 21 de outubro a 22 de novembro no portal do Inep. O objetivo é subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes.

O Enade é componente curricular obrigatório. Por isso, o estudante selecionado que deixa de comparecer ao exame ou de fazer os questionários obrigatórios fica em situação irregular, e assim impedido de colar grau.

Exame

O Enade, instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e composto de quatro etapas: prova, questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário do estudante; e questionário do(a) coordenador(a) do curso. Os cursos avaliados a cada ano são definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS