DETERMINAÇÃO
Atendendo a determinação do governador Marcelo Miranda de priorizar a Saúde, equipes da Secretaria de Estado da Saúde, coordenados pelos superintendentes da pasta, estiveram no hospital público de Augustinópolis verificando a situação geral do novo modelo de governança e repassando orientações aos profissionais e gestores.Outro importante objetivo da visita, por ordem do governador, foi avaliar a execução dos serviços de alimentação, limpeza e lavanderia oferecidos aos pacientes internados no hospital.
A visita ocorreu no sábado, 3, e aconteceu por conta da publicação do Decreto N 5.495, por meio do qual o Estado assumiu temporariamente os serviços de alimentação, limpeza e lavanderia nos hospitais, requisitando administrativamente os equipamentos, materiais, utensílios e insumos que eram mantidos sob titularidade ou uso da empresa que até então era responsável pelos serviços. O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir,conferiu o andamento das obras no hospital de Augustinópolis.
“Dividimos equipes e visitamos simultaneamente os 18 hospitais do Estado e a repercussão desta governança é positiva, padronizando orientações que foram levadas aos membros da direção e profissionais de saúde. Percebemos que temos muitas coisas a fazer, mas que muitos avanços também já ocorreram e o objetivo do governo é aproveitar essa oportunidade para redimensionar recursos humanos, cuidar bem da alimentação de cada paciente, dos acompanhantes bem como da higienização e rouparia. Nós tivemos a oportunidade de verificar situações que podemos rapidamente solucionar com a parceria dos diretores e nas quais todos unidos, com seriedade e transparência e foco no paciente, alcançaremos os resultados determinados no plano de saúde da secretaria”, disse o secretário Marcos Musafir.
No próximo dia 14 acontece a reunião mensal com os diretores dos hospitais, ocasião em que será feito um balanço das visitas. “Percebemos que os diretores estão se sentindo motivados, comprometidos e reconhecem que o esforço unido irá possibilitar cada vez mais um melhor atendimento a população. Também pudemos perceber que muitos hospitais já estão com o novo modelo de governança em operação”, lembrou Musafir.
Licitação
O Decreto N° 5.495 por meio do qual o Estado assume temporariamente os serviços nos hospitais requisitando administrativamente os equipamentos, materiais, utensílios e insumos que eram mantidos sob titularidade ou uso da empresa que até então era responsável pela alimentação, limpeza e lavanderia tem validade de 30 dias podendo ser prorrogado por igual período. Enquanto isso, a Secretaria de Estado da Saúde já trabalha na licitação para contratação de empresas que assumam esses serviços nos hospitais públicos.
“A meta é que o edital de licitação seja publicado neste mês. Com a contratação feita de forma transparente e dentro da legalidade, a secretaria pretende restabelecer a normalidade destes serviços nas unidades, assim como determina o governador Marcelo Miranda”, reforçou o secretário.