Facebook
16/02/2017 - 08h43m

DIREITOS HUMANOS

AUGUSTINÓPOLIS: Pré-Conferência Regional de Igualdade Racial acontece em abril

Redação

Em reunião do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), foi deliberada a realização de Pré-Conferências Regionais de Igualdade Racial no interior do Estado do Tocantins, com o tema “O Brasil da década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. As conferências serão feitas em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e antecederão a III Conferência Estadual de Igualdade Racial. Para o Bico do Papagaio, ficou definido que o evento acontecerá em Augustinópolis no dia 27 de abril.

O intuito destes eventos é discutir soluções para o enfrentamento ao racismo e dar visibilidade a Década Afro, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2015, de forma que as pautas definidas tenham seus textos base levados para a III Conferência Estadual de Igualdade Racial do Tocantins, que será realizada no dia 25 de agosto de 2017, em Palmas.

“As conferências têm o objetivo de colher de cada região do Estado as propostas e ações necessárias para que o povo negro possa ser atendido de forma igualitária, então nas Pré-Conferências de Igualdade Racial vamos poder debater e construir propostas para avançar nas políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas, e também para as religiões de terreiro e grupos de afirmações que tanto tem lutado a favor dos direitos do ser humano que sentem a ausência dos serviços”, afirma Rejane Araújo, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Tocantins.

Década Afro

Foi lançada no Brasil no dia 22 de julho de 2015, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de  Afrodescendentes, com o propósito de promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS