Facebook
12/01/2016 - 15h32m

AUGUSTINÓPOLIS: Projeto promove geração de renda a agricultores com incentivo a produção integrada

Redação

A implantação de hortas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com várias famílias de agricultoras familiares, em Augustinópolis, vem gerando renda e qualidade na alimentação das famílias rurais.

Com o intuito de promover uma alimentação mais saudável e de qualidade ao agricultor familiar, o órgão desenvolve o projeto Produção Agroecológica Sustentável (PAS), que consiste na instalação de hortas circulares irrigadas, integradas a produção de aves e peixes. Em pequenos espaços dentro da propriedade rural é possível fazer o plantio de hortaliças e frutas adotando as práticas de cultivo sustentável, sem uso de produtos químicos, como agrotóxicos e inseticidas.

De acordo com Valdivino Fraga, gerente de Agroecologia do Ruraltins, em dois anos, várias hortas circulares foram instaladas, beneficiando com isso 345 famílias e uma média de 1.720 pessoas. “É uma tecnologia simples, de retorno rápido e traz vários benefícios, tanto para os produtores, que passam a se alimentar melhor, como também, contribui para o aumento da renda familiar, pois o que não é consumido pode ser comercializado”, explicou o gerente.

Resultados

São produzidas diversas hortaliças como alface, cebolinha, coentro, abóbora, pimenta, couve e cenoura. Conforme a produtora e moradora, Maria de Lourdes Francisca da Conceição, a procura pelos produtos é grande. “A prioridade é nossa alimentação, mas como aqui produzimos bem a gente comercializa na feira e no comércio local, o que tem nos ajudado com as despesas. Existe uma boa procura pelos nossos produtos, pois são saudáveis e de qualidade”, afirmou a produtora.

Outros tipos de hortas

O gerente Valdivino Fraga, informa ainda que além das hortas circulares, há as convencionais, que é uma ação constante do Ruraltins. “Em 2015 foram instaladas 1.346 em todo o Estado, chegando a beneficiar mais de 1.633 famílias. Essas hortas estão sendo cultivadas em áreas urbanas e rurais, como escolas, presídios, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, dentre outras”, disse o gerente, acrescentando que neste ano a meta do Ruraltins, na área de olericultura, é aumentar o atendimento em 20%.

Hortas Agroecológicas

Com a implantação das hortas agroecológicas, o Ruraltins visa incentivar a horticultura e contribuir para a melhoria do padrão alimentar das famílias, atuando em especial no combate à desnutrição infantil.

Nesses espaços são cultivados: quiabo, jiló, maracujá, abóbora, melancia, dentre outras variedades. Em todas as hortas implantadas, o Ruraltins presta assistência técnica e realiza visitas periódicas nas propriedades.

Além de Augustinópolis, os municípios beneficiados com a implantação das hortas, até o momento, são: Dianópolis, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Divinópolis, Dueré, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Pindorama, Conceição do Tocantins, Natividade, Taguatinga, Lavandeira, Arraias, Combinado, Aurora do Tocantins, Pindorama, Natividade, Nova Rosalândia, Sandolândia, Jaú do Tocantins e Porto Nacional.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS