UNITINS
O professor do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Zilmar Timóteo Soares, conseguiu junto a Empowering People a aprovação do projeto “Utilização da Farinha do Hymenaea courbaril (Jatobá) Como Suplemento Alimentar no Combate a Anemia e Desnutrição Infantil”. O projeto receberá a quantia de US$ 3.000, e será desenvolvido na Comunidade de Serra Quebrada, município de Senador Edison Lobão (MA).
O professor explica que “a desnutrição é um importante problema de saúde pública na infância, que afeta um grande número de crianças. Trata-se de um problema do tipo multifatorial, envolvendo determinantes de origem biológica (baixo peso ao nascer e condições de saúde inadequadas) e social (condições socioeconômicas e ambientais desfavoráveis). O jatobá por ser rico em ferro, cálcio e outros nutrientes vem justificar a proposta desse projeto que tem como meta, prevenir e combater a anemia e desnutrição em criança de 0 a 10 anos da população da região pesquisada”.
O projeto apresenta uma proposta para o desenvolvimento de alimentos funcionais (biscoitos, pão, bolos, geleia, sucos, tortas, e mingau) produzidos com farinha de jatobá complementado com massa a base de trigo, milho, arroz e farinha de mandioca, com objetivo de valorizar e popularizar os produtos do cerrado. Contribuindo assim, com a desnutrição infantil, que é muito comum na região onde o trabalho será desenvolvido.
“As condições serão favoráveis, pois se tem o material teórico, a liberdade para a coleta de informações, e também contará com o apoio de uma equipe multidisciplinar de doutores, mestres e acadêmicos de Nutrição e Educação Ambiental, e terá a contribuição da parceria da Iesma/Unisulma, cedendo seus laboratórios para as análises e pesquisas”, comenta Soares.
Sabe-se que jatobá apresenta significativo valor nutricional e contém compostos funcionais, como carotenoides, polifenóis, vitamina C, sais minerais, fibras e ácidos graxos essenciais. A farinha de jatobá é considerada uma farinha de alto valor energético, baixo teor lipídico e proteico e razoável teor mineral, destacando-se o potássio, ferro e o magnésio, alto conteúdo de açúcares e de fibra insolúvel.
A idealização da proposta do projeto está dividida em três etapas. A primeira ação está relacionada com os levantamentos dos dados referente à comunidade. A segunda etapa será voltada para as ações práticas, coleta do fruto, produção da farinha, análise laboratorial dessa farinha (físico-química e microbiológica) e produção do suplemento alimentar (biscoitos, pão, bolo, mingau, geleia e sucos).
O terceiro momento do projeto estará ligado diretamente com a comunidade, onde a mesma participará das análises sensoriais dos suplementos produzidos, seguindo todas as normas de segurança. Após esta etapa será ministrado na comunidade cursos sobre o uso sustentável dos frutos do cerrado, seminários, palestras sobre coleta e higienização do fruto, cursos de gastronomia para a utilização da farinha, feira de saúde voltada para o combate a desnutrição infantil.
A coleta do fruto acorrerá nos muncipios de Riachão e Governador Edison Lobão (MA). As sementes ou os frutos serão coletados no chão após a queda natural ou direto na árvore, ou em ambos. Antes de iniciar a coleta dos frutos, será avaliada a árvore, verificando a presença de ninhos de aves, de abelhas, vespas, galhos podres e troncos ocos. Serão coletados até 60% dos frutos de uma de uma mesma árvore, os demais frutos servirão como alimento dos animais e dispersão da espécie. O projeto também tem o apoio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Ações de Extensão
As ações de extensão acontecerão baseadas no foco do problema proposto neste projeto, que serão solucionados com curso sobre a coleta do fruto, higienização, retirada da farinha, utilização da farinha na produção de alimentos, utilidade da farinha como alimento suplementar na infância e conhecimento básico sobre os aspectos ambientais na conservação da espécie como fonte de vida.
Durante o desenvolvimento do projeto acontecerá dois grandes eventos o primeiro será realizado em maio de 2017 como uma feira de saúde voltada para o aspecto alimentar, onde serão apresentados os primeiros resultados. As crianças serão analisadas por especialistas verificando peso e aspecto nutricional.
O segundo evento acontecerá em setembro de 2017 com encerramento do projeto, onde os membros da comunidade apresentarão o seu trabalho, haverá discussão dos resultados, prestação de serviço de saúde e nutrição, os resultados serão avaliados pela equipe participante. Para compreensão da comunidade será produzida uma cartilhas com receitas e propostas para solução do problema da desnutrição infantil na comunidade. Como resultado final, serão produzidos artigos para publicação em revista nacional e internacional (Journal of Advances in Agriculture - JAA, ISSN 2349-0837).